Trabalho da GCM de Taboão da Serra é destaque em reportagem da Bandeirantes

Trabalho da GCM de Taboão da Serra é destaque em reportagem da Bandeirantes

janeiro 7, 2022 0 Por Redação

Em matéria exibida em 05/01, o programa Brasil Urgente mostra como atua a corporação que utiliza sistema de videomonitoramento para coibir ações criminosas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra foi destaque na quarta-feira, 05/01, em reportagem vinculada pelo Brasil Urgente, da Band. Em pauta, estava a prisão em flagrante de suspeitos de realizar roubos de motos e de aplicar golpes solicitando transferências via PIX. Os acusados foram presos pela GCM de Taboão com o auxílio do sistema de videomonitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Prefeitura.

Nas imagens é possível ver dois suspeitos tragefando pela Rodovia Régis Bittencourt, sentido São Paulo, na região do Jardim Bontempo e Vila Santa Luzia. Ambos passaram com a moto em frente a das câmeras da Prefeitura que faz leitura e reconhecimento de placas. Como o veículo havia registro por roubo, a Central de Operações e Inteligência foi notificada e um GCM acompanhou através das câmeras o movimento dos suspeitos em tempo real.

“O GCM que estava no COI repassou as informações sobre os suspeitos para as equipes que estavam em patrulhamento na região. De pronto os guardas se deslocaram ao local informado, onde renderam e cercaram os meliantes no momento em que tentavam acessar a Rua Getúlio Vargas.  Os suspeitos foram revistados e encaminhados ao 1º DP, onde foi lavrado boletim de ocorrências e presos em flagrante. Um dos homens era foragido por cometer roubo no ABC Paulista”, explicou o Sub Comandante Menocci, da GCM de Taboão.

Na sequencia da reportagem, mais acusados foram presos com o apoio do sistema de videomonitoramento. Desta vez, em patrulhamento preventivo, a GCM foi informada pelo COI que dois indivíduos estavam transitando em um veículo roubado. As equipes novamente se deslocaram ao local informado onde se depararam com duas motos da Polícia Militar acompanhando o motociclo citado. Em ato contínuo e conjunto, com apoio das motocicletas da GCM foi realizado um cerco nas imediações.

Em um determinado momento, o garupa veio a cair da moto e foi capturado. Após ser indagado, disse que era ficante do piloto, não sabia que o mesmo era foragido e se prontificou a levar as equipes até a residência do mesmo. Ao chegar ao local, o indivíduo foi flagrado tentando esconder a moto e, ao ver os GCM, tentou fugir pulando para casa do vizinho. No entanto, as equipes foram mais astutas e o capturaram no banheiro.

“Na residência haviam duas motos intactas, ambas produtos de roubo, sendo uma vermelha de placa GAE 0G67 e uma azul, sem emplacamento. Após vistoria e a equipe localizar objetos de procedência duvidosa, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi conduzido ao 2º DP de Taboão da Serra onde a autoridade de plantão ratificou a voz de prisão em flagrante ficando assim o indivíduo à disposição da justiça. Garantia a segurança da população é o nosso dever e não vamos descansar até transformar Taboão da Serra numa cidade mais segura”, comentou o secretário de Segurança, Rodrigo Falcão.

O prefeito Aprígio destacou alguns dos investimentos realizados em 2021 e parabenizou os guardas pelo trabalho. “A segurança de nossos moradores é umas prioridades da nossa Administração. Em 2021 ampliamos em 48% o número de pontos cobertos pelo sistema de videomonitoramento. Hoje 40 equipamentos fazem a leitura de placas, enquanto outras 50 câmeras monitoram áreas estratégicas da cidade. Tudo em tempo real”, explicou Aprígio. “Parabenizo a todos os GCMs pela excelente atuação e por se dedicaram pela reconstrução da Segurança de Taboão da Serra”, finalizou.