UPA Akira Tada retoma atendimentos de urgência e emergência a partir de quarta-feira, 15/09

UPA Akira Tada retoma atendimentos de urgência e emergência a partir de quarta-feira, 15/09

13/09/2021 0 Por Redação

Unidade também continuará sendo referência para pacientes com síndromes respiratórias

Por Renata Gomes

A Prefeitura de Taboão da Serra retoma, a partir de quarta-feira, 15/09, o atendimento aos casos de urgência e emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade que há um ano era referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19, poderá retomar sua condição original por conta da redução de internações e de casos da doença verificada nos últimos dois meses em Taboão da Serra.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, ressaltou que os dados da Covid-19 no município possibilitam reabrir o pronto atendimento para casos de urgência e emergência com segurança. “Há quase dois meses, os números de internações na UPA estão com percentual de ocupação abaixo de 15% e os números de casos foram reduzidos. Também temos 92% da população taboanense, acima dos 18 anos, com o esquema vacinal iniciado, fatores importantes e que garantem respaldo para retomar os atendimentos gerais da UPA e desafogar outras unidades de saúde”, explicou.

O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, destacou que as medidas de segurança devem continuar. “O enfrentamento à pandemia da Covid-19 continua. Apesar da flexibilização e retorno gradativo das atividades presenciais, é preciso continuar com os cuidados preventivos como usar máscara de proteção, higienizar constantemente as mãos e evitar as aglomerações”, alertou.

Os pacientes que precisam de atendimento geral, de outras patologias, que não se enquadrarem em situações de urgência ou emergência, deverão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O município de Taboão da Serra conta com três unidades para atendimento de casos de emergência e urgência que funcionam 24h: Unidade Mista de Taboão da Serra (Pronto Socorro e Maternidade Antena), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada e Pronto Socorro Infantil (PSI).

Alô Doutor

A Prefeitura de Taboão da Serra também tem disponível para os munícipes o Alô Doutor, serviço de consulta remota, em que pessoas com sintomas gripais podem passar por consulta e avaliação médica sem sair de casa. Através do telefone 4788-7700, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a equipe da Secretaria de Saúde orienta e faz o monitoramento dos pacientes com suspeita de Covid-19. Em abril, a prefeitura iniciou uma nova etapa do serviço com a entrega de medicamentos na casa dos pacientes.

Serviço:

UPA Dr. Akira Tada
Estrada de São Francisco, 2400 – Jardim Helena
Funcionamento: 24h

Unidade Mista de Taboão da Serra (Pronto Socorro e Maternidade Antena)
Estr. Ten. José Maria da Cunha, 862 – Jardim Trianon
Funcionamento: 24h

Pronto Socorro Infantil de Taboão da Serra
Rua Mal. Artur da Costa e Silva, 85 – Jardim Santo Onofre
Funcionamento: 24h

Alô Doutor
Telefone: 4788-7700
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h