Prefeitura de Taboão da Serra cria ambulatório para reabilitação pós-Covid

Prefeitura de Taboão da Serra cria ambulatório para reabilitação pós-Covid

18/07/2021 0 Por Redação

Moradores com sequelas após contrair o novo coronavírus, podem agendar avaliação para atendimento no SER. Basta levar encaminhamento médico da rede municipal, cartão do SUS, documento com foto e comprovante de endereço

Por Vera Sampaio

Para oferecer mais qualidade de vida e permitir a retomada das atividades da vida diária aos moradores que contraíram o novo coronavírus, a Prefeitura de Taboão da Serra implantou no Serviço Especializado de Reabilitação (SER) o Ambulatório Pós-Covid. O novo serviço está em funcionamento há dois meses e é específico para o atendimento de pacientes que contraíram a Covid-19 e precisam de reabilitação.

Segundo o prefeito Aprígio a criação do serviço foi necessária para atender as novas realidades. “Com a pandemia da Covid-19, precisamos ampliar o leque de atendimentos da rede municipal para acolher os moradores que foram vítimas do novo coronavírus e precisam de reabilitação.

Nosso objetivo é proporcionar mais qualidade de vida para quem ficou com algum tipo de sequela e, se possível, fazer com que a pessoa tenha a recuperação plena dos movimentos”, afirmou.

A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu, explicou as principais sequelas que podem ser tratadas no novo serviço.

“O Ambulatório Pós-Covid é para tratar todas as sequelas motoras e respiratórias que o novo coronavírus pode deixar nos pacientes. As sequelas podem ser cansaço, falta de ar, dificuldades para caminhar, subir e descer escadas, dificuldade para mastigar ou engolir os alimentos, entre outros. Os pacientes encaminhados recebem acompanhamentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e até aculpultura”, afirmou.

Para ser atendido no Ambulatório Pós-Covid do SER, os moradores de Taboão da Serra precisam ter encaminhamento médico, seja do clínico geral da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região onde mora ou de outro médico da rede municipal.

Munido deste encaminhamento, do cartão do SUS, de um documento de identificação com foto e do comprovante de endereço, o munícipe pode se dirigir a recepção do SER e agendar uma avaliação. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Na avaliação com a fisioterapeuta é definida a quantidade de sessões que cada pessoa precisa, conforme a necessidade. “Mesmo que o tratamento no Ambulatório Pós-Covid esteja em andamento, é primordial que o paciente continue fazendo acompanhamento com o clínico geral ou com o médico que o encaminhou. Desta forma o profissional poderá reavaliar o paciente, se necessário, e acompanhar a evolução do caso”, destacou a diretora do SER.

Além dos atendimentos no Ambulatório Pós-Covid, o SER de Taboão da Serra oferece atendimentos e consultas em ortopedia, neurologia, fisioterapia ortopédica e neurológica, hidroterapia, aculpultura, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, além de realizar exames de raio-x e audiometria.

O SER está localizado na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo. Em caso de dúvidas, ligue 4137-6363 ou 4138-2023.

SER no YouTube

A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra lança nesta terça-feira, 13/07, um vídeo inaugural sobre o SER no canal oficial da Prefeitura no YouTube (https://www.youtube.com/prefeituradetaboao).

Após o vídeo inaugural, haverá uma série com exercícios de reabilitação para pacientes pós-covid e que podem ser feitos em casa.

Os vídeos serão postados as terças e quintas-feiras deste mês de julho. Siga a Prefeitura de Taboão da Serra nas redes sociais e acompanhe o trabalho da Secretaria de Saúde e das demais pastas.

Serviço:
Serviço Especializado de Reabilitação (SER)
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h
Telefone: 4137-6363 | 4138-2023

Rede Sociais – Prefeitura de Taboão da Serra
YouTube: youtube.com/prefeituradetaboao
Facebook: facebook.com/prefeituradetaboao
Instagram: @prefeituradetaboao
Telegram: t.me/prefeituradetaboao