Prefeito Aprígio é eleito novo vice-presidente do Conselho Estadual de Saneamento

Prefeito Aprígio é eleito novo vice-presidente do Conselho Estadual de Saneamento

10/12/2021 0 Por Redação

Órgão de caráter consultivo e deliberativo é responsável pelas definições e implementações de políticas de saneamento básico do Estado de São Paulo

Ana Rodrigues

O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, foi eleito o novo vice-presidente do Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN). A eleição ocorreu em 29/11, através de sessão virtual. Em abril deste ano, Aprígio já havia sido eleito membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT),

que é responsável pela gestão integrada e participativa dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo. O CBH-AT indicou o prefeito de Taboão da Serra como membro titular no CONESAN e agora Aprígio é o novo vice-presidente.

O prefeito Aprígio ressaltou que integrar o Conselho Estadual de Saneamento será importante para trazer benefícios para a cidade e para toda a região. “Saneamento básico é uma condição de saúde pública e como vice-presidente deste Conselho meu trabalho trará à tona discussões e reflexões, além de cobrar e apresentar projetos para melhorias deste serviço em nossa cidade e em toda a Região Metropolitana de São Paulo”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra (SEHAB), Nílcio Regueira Dias, “é de fundamental importância para o Governo do Estado que o CONESAN seja atuante e representativo para que promova o desenvolvimento tecnológico, financeiro e gerencial dos serviços públicos de saneamento básico”.

O secretário também destacou que o CONESAN atua principalmente visando atingir os objetivos de uma política estadual de saneamento básico articulada, complementar às ações de meio ambiente, recursos hídricos, desenvolvimento urbano, focado na cooperação entre Estado, municípios e a sociedade civil.

O Conselho Estadual de Saneamento é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, e possui caráter estratégico para a definição e implementação da política de saneamento básico do Estado de São Paulo. A organização, composição e funcionamento do conselho estão dispostos na Lei Complementar nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007, artigos 39 e 40.

O município de Taboão da Serra também participa da Câmara Técnica de Educação Ambiental e no Conselho Deliberativo da Agência da Bacia Alto Tietê, tais ações reforçam a priorização questões relacionadas ao saneamento ambiental de Taboão da Serra.