Prefeito Aprígio envia Projeto de Lei do PPA 2022-2025 à Câmara de Vereadores

Prefeito Aprígio envia Projeto de Lei do PPA 2022-2025 à Câmara de Vereadores

04/09/2021 0 Por Redação

Documento desenvolvido de forma participativa reúne as prioridades de investimentos para uma gestão de Taboão da Serra mais eficiente, eficaz e moderna

Por Vera Sampaio

O prefeito de Taboão da Serra, Aprígio, enviou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025. O documento que estabelece e reorganiza as diretrizes, metas e objetivos da Administração Municipal para os próximos quatro anos foi protocolado na última terça-feira, 31/08.

O Governo Municipal optou pelo desenvolvimento do plano de maneira participativa, em que a população e os servidores puderam fazer um levantamento das necessidades do município e elegeram as prioridades de investimentos.

“Optamos por um plano que não fosse apenas um relatório para o cumprimento de formalidades legais, mas um instrumento para implementar o nosso Programa de Governo e um novo modelo de planejamento de cidade”

explica o prefeito Aprígio

O secretário da Fazenda, Antonio Rodrigues do Nascimento ressalta a importância do PPA para o município. 

“O PPA é o instrumento de planejamento do governo e traduz o programa de trabalho do poder público municipal, com seus objetivos prioritários, as ações a serem realizadas e as metas a serem alcançadas”

explica

“O PPA também prevê indicadores de desempenho que serão monitorados ao longo dos quatro anos de vigência do plano”

completa

A construção do ciclo orçamentário começou em fevereiro deste ano, através da realização oficinas de trabalho com a utilização de ferramenta do Planejamento Estratégico Situacional (PES).

Ao todo, foram realizadas 18 oficinas que juntas reuniram 191 servidores que representaram todas as Secretarias da Prefeitura.

Durante as oficinas foram levantados os principais problemas da cidade e da administração, e traçados 80 desafios prioritários do governo para um projeto de cidade com uma forma de governar mais eficiente, eficaz, moderna e ao mesmo tempo sensível às vulnerabilidades locais.

A população também foi ouvida ao longo do processo, através da Campanha #PARTICIPA TABOÃO que ocorreu de 02 a 13 de julho. A consulta pública foi realizada tanto presencialmente em quatro pontos da cidade (Shopping Taboão, ATENDE, Poupatempo e CSU – Parque Pinheiros), quanto on-line, por meio de pesquisa no site oficial e através da tecnologia de QRCode em cartazes espalhados pela cidade.

No total, o #PARTICIPA TABOÃO contou com a participação de 484 munícipes e representatividade de 69 bairros taboanenses.

“Ouvir os técnicos, gestores e a sociedade civil tornou nosso plano mais consistente, legítimo, desafiador e com uma missão clara de trabalhar de forma matricial as políticas setoriais e intersetoriais de saúde, educação, desenvolvimento social e econômico, habitação, meio ambiente, segurança, mobilidade urbana, cultura, esporte e lazer, por meio uma de gestão pública eficiente e moderna”

finaliza o prefeito Aprígio