Prefeitura de Taboão da Serra já distribuiu mais de 450 toneladas de alimentos

Prefeitura de Taboão da Serra já distribuiu mais de 450 toneladas de alimentos

29/09/2021 0 Por Redação

Desde o começo do ano, o Centro de Triagem de Alimentos ampliou de sete para 30 a quantidade de empresas parceiras que ajudam com doações
 


O Centro de Triagem de Alimentos, também conhecido como Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Taboão da Serra, já doou desde o início do ano, mais de 450 toneladas de alimentos aos munícipes em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. A doação inclui arroz, feijão, frutas, legumes, verduras e kit de higiene pessoal. Mensalmente, o Banco de Alimentos recebe, em média, cinquenta toneladas de alimentos.


As doações são recebidas através de empresas parceiras, como o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Shimizu que doam verduras, legumes e frutas, além do Carrefour que doa arroz, feijão, leite, açúcar, bolacha, entre outros alimentos. Atualmente, o Banco de Alimentos começou a distribuir também kits de higiene pessoal que inclui fraldas, sabonetes, papel higiênico, lenço umedecido, absorventes, escova de dente e creme dental.


O prefeito Aprígio destacou a importância de ajudar as pessoas que precisam. “A fome não espera e só quem já passou dificuldades sabe o que essa frase significa. Nosso Governo iniciou com a missão de ampliar o atendimento para as pessoas que mais precisam, principalmente neste período de pandemia. Incluir além de alimentos produtos de higiene pessoal é um dos avanços que conseguimos nestes nove meses”, afirmou.


Lourival Figueiredo Cimas, coordenador do Banco de Alimentos, disse como funcionam as doações.“Diariamente os mercados nos ligam e os motoristas da Prefeitura vão buscar. Chegando aqui tem a equipe de triagem que seleciona e empacota tudo para entregarmos a população”, disse.


O controle interno é bem rígido, comentou Lourival. “Hoje a diretoria do Banco de Alimentos tem uma fiscalização bem rígida. Tudo o que chega e sai é anotado, com total transparência”, afirmou. Daniel Augusto, diretor do Centro de Triagem de Alimentos, completou. “Aqui nós somos muito duros nessa questão, é tudo anotado, feito com carinho e com responsabilidade”, explicou.


Daniel Augusto explicou ainda como foi o começo do ano. “Pegamos o Banco de Alimentos com sete doadores, hoje são 30. Buscamos as parcerias pela internet e pessoalmente”, disse. “Agradecemos aos parceiros pelo apoio, e por ajudar nossos munícipes”, finalizou.


O Centro de Triagem de Alimentos da Prefeitura de Taboão também participou do #VacinaTaboão, ação itinerante que levou vacinação contra a Covid-19 e serviços socioassistenciais para diversos bairros.

Distribuição

Para receber a sacolinha de alimentos, é necessário levar cópia do RG e cópia do comprovante de endereço para fazer o cadastro nas filas dos pontos de distribuição. O caminhão sai da sede, de segunda a sexta-feira, entre 14h e 14h30, em direção aos seguintes bairros:
Segunda-feira: Leme, Sílvio Sampaio e Clementino;
Terça-feira: Comunitário e Parque Pinheiros;
Quarta-feira: Panorama, Sítio das Madres e CDD;
Quinta-feira: Peroba, Morro do Sabão, Mafalda e Canelinha;
Sexta-feira: João Cândido, Ponte Alta e Trianon.


Serviços:

Centro de Triagem de Alimentos
Av. Albert Einstein, 473 – Núcleo Residencial Isabela
Telefone: (11) 4685-8515


Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama
Telefone: (11) 4138-8040
Email: sas@taboaodaserra.sp.gov.br