No VelaShow, famílias que trocaram a terra firme pelo mar contam experiência de viver em um barco

No VelaShow, famílias que trocaram a terra firme pelo mar contam experiência de viver em um barco

25/05/2022 0 Por Redação

Famílias Grilo e Previdi palestraram no segundo dia da feira, realizada em Niterói (RJ), onde compartilharam com o público suas histórias de ‘vida alternativa’

Quando falamos em barcos e veleiros, imaginamos logo passeios, pescarias, regatas e muitas outras ocasiões de entretenimento. No entanto, o VelaShow de 2022 trouxe uma nova forma de enxergar as embarcações que têm se tornado cada vez mais comum no meio náutico. As famílias Grilo e Previdi, que palestraram no segundo dia do evento, realizado no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), mostraram ao público presente que um barco pode muito bem ser chamado de casa.

As duas famílias têm em comum o fato de terem largado suas vidas ‘tradicionais’ para se dedicarem a uma nova vida totalmente náutica, vivendo em veleiros enquanto viajam pelo Brasil e o mundo.

A família Grilo, composta pelo pai, Luciano, a esposa, Fernanda e as três filhas, Lisa, Lara e Luzia, apresentou sua história de vida na palestra ‘Quanto vale o seu sonho?’. Essa aventura começou em 2018, quando decidiram abandonar a rotina na cidade de Valinhos (SP) para embarcar em uma nova história sem data para acabar.

“Eu diria que é uma forma fantástica de viver. Eu já andei bastante de motorhome, fiz grandes viagens de veleiro e posso dizer: sair do sistema é muito bom! O difícil é você fechar essa equação financeira. O maior benefício de você ter uma vida alternativa é estar em lugares fantásticos. E hoje, com essa história do home office, está muito mais fácil do que há 10, 20 anos”, conta Luciano Grilo.

Já a família Previdi compartilhou no VelaShow como é a vida no catamarã Guina, onde moram desde 2017. O barco conta com a tripulação composta pelos pais Jamille e Fernando e os filhos André e Laura. Há cinco anos, a família ‘limpou’ as economias e largou tudo para morar no veleiro.

Foram sete anos entre planejamento, venda da casa em São Paulo, mudança de profissão e compra do barco. Jamille e Fernando se mudaram paro o catamarã em janeiro de 2017, levando Laura, na época com três anos e André, com 5 anos.

“As pessoas muitas vezes olham para a gente e pensam: ‘milionários!’. Mas na verdade não. Viemos de famílias muito simples e conquistamos tudo isso com planejamento, sacrifícios e riscos. Para a gente parecia uma vida inalcançável. Então eu comecei a estudar sobre o assunto para escolher a embarcação certa, que não viraria um problema no futuro”, explica Fernando Previdi.

Para Luciano Grilo, o movimento de construir uma vida fora dos padrões tradicionais é uma tendência que deve crescer nos próximos anos. Segundo ele, a maior dificuldade hoje em dia é a falta de boas ofertas aos interessados em viver no mar.

“Hoje ainda temos muito poucos produtores e poucas opções de barcos para comprar. Muita gente quer, por isso tem muito mais demanda do que oferta. Se a gente tivesse mais barcos, mais pessoas interessadas, mais produtores… com certeza, o movimento cresceria ainda mais!”, observa o pai da família Grilo.

“Para quem está querendo fazer o que a gente fez, o VelaShow é o lugar certo. Quem quer comprar um veleiro e aprender alguma coisa sobre a vida náutica tem no evento uma incrível oportunidade de amadurecer essa ideia. Então, se você um dia pensou em mudar de vida, tem que vir para cá para ver como é que funciona. Tem bastante gente com experiências bacanas aqui”, completa Luciano.

O VelaShow 2022 foi aberto na última sexta-feira (20) no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), com mais de 40 expositores da cadeia produtiva da vela, além de palestras com ícones da modalidade, como a medalhista olímpica Isabel Swan. O evento é realizado pela segunda vez na história depois do sucesso de 2019 em Itajaí (SC).

A feira continua neste domingo (22) com palestras a partir de 9h. A exposição das empresas de vela é realizada das 12h às 21h. O VelaShow conta com estaleiros, marcas de velaria, charter, embarcações expostas, vestuário e outras marcas relacionadas ao meio náutico.

O evento tem como propósito proporcionar aos expositores e visitantes um encontro de tendências, inovações e tudo aquilo que o setor da vela náutica tem de melhor em produtos, serviços e treinamentos para velejadores apaixonados pelo mar.

Sobre o VelaShow

Para os apaixonados pelo mundo da vela – sejam velejadores, empresários ou entusiastas de esportes impulsionados pelo vento , visitar uma feira de negócios exclusiva é a maneira ideal de conhecer novidades e encontrar profissionais e representantes tanto de empresas novas quanto tradicionais do mercado.

Isso porque o ambiente do VelaShow está sendo construído para facilitar conversas e trocas de ideias com empreendedores experientes e inovadores que, durante os três dias de evento, exibirão, com exclusividade, seus lançamentos em produtos e serviços.

A Cardoso Almeida realiza eventos nacionais e internacionais há mais de 15 anos, como a ExpoElevador – hoje a maior feira de negócios do setor da indústria de elevadores e escadas rolantes na América Latina, a FeiMóbili – Feira Nacional da Indústria Moveleira, a Lift Road Show – Feira Itinerante do Setor de Elevadores e a ExpoPredialTec, feira voltada para o segmento de automação residencial e predial.

Os eventos que a Cardoso Almeida realiza têm apoio de renomadas instituições nacionais e internacionais.

A empresa de eventos percebeu a lacuna existente no setor de vela, optamos por abraçar mais este desafio. Realizar um grande evento para o setor, unindo o que há de melhor, com emoção, entretenimento e muito amor.

Para saber mais sobre o evento, acesse o site: www.velashow.com.