Prefeitura de Taboão da Serra dá início ao projeto Caixa Literária em escolas da rede municipal

Prefeitura de Taboão da Serra dá início ao projeto Caixa Literária em escolas da rede municipal

02/07/2022 0 Por Redação

Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia leva incentivo à leitura para unidades de ensino infantil e fundamental através de projeto que também será expandido para os PACs

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), anuncia um novo projeto de incentivo à leitura nas escolas, a Caixa Literária. Em conjunto com os uniformes, os materiais escolares e kits de higiene Xô Covid, os alunos das escolas de ensino infantil e fundamental do município receberam ao todo 86.960 livros. O projeto ainda garante um guia para o professor e acesso a uma plataforma online.

As escolas de Educação Infantil (EMIs) receberam 608 kits com 40 livros, totalizando 24.320; já as de Ensino Fundamental (EMEFs) receberam 522 kits com 120 livros, ou seja, 62.640. O programa também será expandido para as creches conveniadas do Programa de Atendimento à Crianças (PACs).

Dentre os títulos, é possível encontrar livros que ensinam as crianças a lidar com suas emoções, por exemplo, as obras de Trace Moroney “Quando me sinto irritado”, “Quando me sinto nervoso” e “Quando me sinto bondoso”. Existem ainda diversos exemplares voltados para o entretenimento e atividades lúdicas, como “Mordisco: O monstro de livro” de Emma Yarlett e “1.001 coisas para encontrar – Show de talentos” da editora Ciranda Cultural.

“Este novo projeto dá aos professores uma maior variedade de títulos para trabalhar em aula e possibilita aos alunos a oportunidade de encontrar algo que desperte em si o interesse pela leitura, já que podem escolher entre diversas opções”, explicou Dirce Takano, secretária de Educação.

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Therezinha Volpato Baro o projeto Caixa Literária começou a ser implementado no início do mês e de acordo com a coordenadora pedagógica Eliane Silva Barbosa os alunos estão bem animados. “Ainda é cedo para falar dos resultados, mas os professores estão trabalhando com atividades de leitura e as crianças ficam curiosas para ver quais são os livros”, comentou.

Para o prefeito Aprígio, “o estimo à leitura é de extrema importância, principalmente nessa fase que as crianças estão na escola. Essas caixas literárias promovem o conhecimento e aguçam a imaginação das crianças. Esse projeto é mais um dos inúmeros investimentos que estamos fazendo na Educação para garantir que nossos alunos tenham ensino de qualidade e ainda aprendam e se desenvolvam cada vez mais”.

Serviço

Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC)

Rua Nicolino Bentivegna, 87, Jardim Bontempo

(11) 4788-5822

seduc@taboaodaserra.sp.gov.br

Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Renata Gomes