SAMU de Taboão da Serra promove capacitações sobre Suporte Básico à Vida

13/05/2022 0 Por Redação

Objetivo do curso é alinhar procedimentos para que profissionais de diversas áreas prestem os primeiros atendimentos quando necessário e auxiliem vítimas

O Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) de Taboão da Serra está realizando capacitações para orientar e atualizar profissionais de diversas áreas sobre como prestar os primeiros socorros aos pacientes. Desta vez, o curso está sendo ministrado para agentes de trânsito e Guarda Civis Municipais (GCMs) de Taboão da Serra, além agentes do Corpo de Bombeiros.

As capacitações são promovidas pelo SAMU desde o ano passado, através do Núcleo de Educação Permanente. O médico Dr. Allan Danek e a enfermeira Soraia Ribeiro orientam os participantes sobre os protocolos de Suporte Básico à Vida, como técnicas de ressuscitação, o que fazer nas situações em que os pacientes se encontram em parada cardiorespiratória e pulmonar, como utilizar de forma correta o dea (desfibrilador), dentre outras técnicas. O curso tem carga horária de 10h e engloba atividades teóricas e práticas.

Há oito anos no SAMU de Taboão da Serra e há 1 ano e cinco meses como enfermeira responsável técnica, Liliane Souza explica que cada segundo conta quando se trata de salvar vidas. “Geralmente quem chega primeiro na cena pode prestar os primeiros socorros se estiver capacitado. Dependendo da situação, às vezes chega primeiro o SAMU, às vezes os agentes de trânsito, outras vezes os GCMs ou bombeiros. Então, a ideia é que independente de quem chegue antes na cena, estes profissionais prestem os primeiros atendimentos. Através dessa capacitação alinhamos os procedimentos, todos aprendem a ‘falar a mesma língua’ e fazer o melhor para o paciente e pelo bem-estar dele, o que é essencial porque cada segundo conta”, comenta.

Segundo o Núcleo de Educação Permanente do SAMU, a expectativa é que todos agentes das forças de segurança e salvamento do município, dentre outros profissionais, participem da capacitação.

Por Vera Sampaio