Sinestésica, artista plástica Fernanda Cristina, retrata o expressionismo abstrato de forma peculiar

Sinestésica, artista plástica Fernanda Cristina, retrata o expressionismo abstrato de forma peculiar

28/04/2022 0 Por Redação

A artista plástica Fernanda Cristina, representa o expressionismo abstrato nos dias atuais com características marcantes durante décadas, por pintores renomados como Jackson Pollock, (1912-1956)

Expões em suas obras uma linguagem visual mais intensa, com um apelo ao subconsciente. Sua criação espontânea tem a capacidade de alcançar as pessoas a partir da subjetividade, improviso e emoção.

Assim como Pollock, todo o processo de desenvolvimento da obra é executado com a tela no chão, destacando com exatidão as técnicas, como o dripping, que são respingos da tinta sobre a superfície e o action painting ou pintura gestual, que estampa os movimentos, onde se pode observar o gesto pictórico. Seus pensamentos e comunicação com o mundo externo se sobressaem em cada composição e movimento.

“Encontrei no expressionismo abstrato a forma de dividir o que eu sinto com o próximo, de trazer à tona muito sentimentos, em que as vezes faltam palavras para descrever, então eu uso as tintas pra expressar, como um grito no deserto. O que me diferencia é a busca pela coerência dos gestos e cores, gosto de criar de forma presente, não pinto aleatoriamente, cada traço, cor, textura é pensado, preciso de um propósito para usar o que quer que seja, desde um pincel até uma bisnaga, do verde ao preto, tudo tem um motivo”, diz Fernanda.

Sinestésica, com uma condição neurológica que provoca a mistura dos sentidos, Fernanda desenvolve seus traços e formas a partir do som de notas musicais, consegue ouvir em cores e perceber diversas sensações nas melodias de forma involuntária. Com essa experiência sensorial, expressa em suas artes sentimentos e vivencias únicas, que indicam os caminhos de cada trabalho executado.

A artista plástica atende em seu ateliê localizado na Zona Sul de SP. Para saber mais, acesse o Instagram: @fer_cristinaoficial.

Projetos e exposições:
Selecionada para o ” Ultimate Artist ” web série da Mosaiky; presença de duas obras no leilão de arte da galeria XX Vinte Arte; idealização e pesquisa para a escultura “Despertar”; colaboração biográfica no livro “Mulheres Criativas – 100 histórias de mulheres inspiradoras”; palestrou na 1 ̊feira de profissões no CEU Capão Redondo; exposição coletiva – Expo Arte SP 2018; direção no projeto documental “Eu sou uma longa história”; criação de 04 “porcos” para a campanha Pig Parade para a 99 Táxi; exposição Coletiva Intersecção para Urban Gallery; participação com 10 artistas mulheres para a Lumberjills.