Taboão da Serra flexibiliza obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

Taboão da Serra flexibiliza obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados

20/03/2022 0 Por Redação

Uso no transporte coletivo e em serviços de saúde segue obrigatório. Decreto Municipal 32/2022 será publicado nesta sexta-feira, 18/03

Por Vera Sampaio

A Prefeitura de Taboão da Serra segue as recomendações e decisões do Governo do Estado de São Paulo quanto às medidas relacionadas à Covid-19. Por isso, nesta sexta-feira, 18/03, o município publica o Decreto nº 32/2022, que dispensa a obrigatoriedade do uso de máscaras ou de cobertura facial em ambientes fechados, com exceção dos locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.

A medida entra em vigor após a publicação. O uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos já estava suspenso desde o dia 09/03.

Mesmo com a decisão do município flexibilizar o uso máscaras, o secretário de Saúde José Alberto Tarifa, esclarece que o uso pode ser facultativo e as outras medidas de prevenção devem ser seguidas.

“O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução do número de casos permitiu que o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados fosse flexibilizado. No entanto, aqueles que não se sentirem seguros ou confortáveis, podem continuar utilizando”, disse. “Vale ressaltar que o uso no transporte coletivo e em equipamentos de saúde, como Unidades Básicas de Saúde, Prontos Socorros e hospitais, permanece obrigatório. Além disso, as demais medidas de segurança estabelecidas pelo Plano São Paulo devem ser seguidas por todos, principalmente quanto a higienização das mãos com frequência, não tocar nariz e boca com as mãos e evitar aglomerações, pois a pandemia da Covid-19 ainda não acabou”, disse.

Vacinação

A vacinação contra a Covid-19 segue em andamento nas 13 Unidades Básicas de Saúde. Podem receber a vacina crianças maiores de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. É necessário apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, comprovante de endereço e cartão de vacinação (em caso de segunda dose ou adicional). A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 8h às 16h.

Alô Doutor

A Prefeitura de Taboão da Serra oferece o serviço de consulta remota Alô Doutor. Ligando para 4788-7700, os moradores com sintomas gripais passam por consulta com médico, sem sair de casa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 7h às 19h.