Taboão da Serra realiza ações em Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

Taboão da Serra realiza ações em Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

19/05/2022 0 Por Redação

Ações são para orientar a população e responsáveis por estabelecimentos comerciais sobre a data

O dia 18/05 é o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em direcionamento a isso, a campanha Faça Bonito foi criada para alertar e conscientizar a população sobre os riscos e a necessidade de prevenir e combater a violência sexual, o abuso e a exploração dos jovens.

Para orientar a população de Taboão da Serra sobre a necessidade de proteger as crianças e os adolescentes, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania está realizando nesta semana diversas ações de conscientização.

Na segunda-feira, 16/05, a pasta esteve em postos de combustíveis na Rodovia Régis Bittencourt distribuindo panfletos para os frentistas, caminhoneiros e quem mais passou por lá. Na terça-feira, 17, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e ao lado do Conselho Tutelar, a pasta realizou visitas em hotéis e motéis da cidade para orientar as pessoas que trabalham nesses locais.

Na manhã desta quarta-feira, 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, às pessoas que passaram pela Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bontempo, foram abordadas para orientações sobre a data. A ação com a participação das equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do programa Criança Feliz. À noite, a ação será direcionada aos donos e funcionários de bares e casas noturnas. Já na sexta-feira, 20, a intervenção para orientar os moradores será na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, explicou sobre a importância da data. “Essa é uma iniciativa muito importante para as crianças e adolescentes da nossa cidade. Os casos de abusos e violências sexuais têm aumentado nos últimos anos, e precisamos conscientizar as pessoas que estão à frente desses locais e até mesmo os que frequentam, bem como os demais moradores da cidade. A campanha Faça Bonito foi criada para lembrar que todos são responsáveis e precisam proteger nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

A coordenadora do PETI, Celma Iguma falou sobre levar as informações para estabelecimentos da cidade. “Estamos realizando essa ação, informando alguns comerciantes da cidade, em hotéis e demais estabelecimentos comerciais de Taboão da Serra, para informar sobre o abuso e a exploração de menores, estamos divulgando nossos canais de denúncia e orientando sobre os tipos de violência e abuso sexual”, explicou.

Quem precisar de orientações ou quiser realizar denúncias, os canais de atendimentos são os Direitos Humanos – 100, Guarda Civil Municipal – 153, Polícia Militar – 190, Conselho Tutelar de Taboão da Serra – (11) 4701-1618, e CREAS/SEAS – (11) 4138-7155, ou a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra – (11) 4138-8040.

Serviço:

Secretaria de Assistência Social e Cidadania

Rua Ananias Carmerindo Pires, 40/60, Jardim Panorama

(11) 4138-8040 | sas@taboaodaserra.sp.gov.br

Direitos Humanos 100

Guarda Civil Municipal  – 153

Polícia Militar 190

Conselho Tutelar de Taboão da Serra(11) 4701-1618

CREAS/SEAS – (11) 4138-715

Por Giulia Castro, sob supervisão de Vera Sampaio