Taboão da Serra recorda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Taboão da Serra recorda Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

22/01/2022 0 Por Redação

Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) do município relembra que objetivo da data é promover diálogos inter-religiosos, tolerância e respeito

O Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa é celebrado todo dia 21 de janeiro, uma data criada para promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito. A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), trabalha no município meios da população refletir sobre a importância das conquistas do movimento negro, a influência das raízes africanas, abrir espaço à cultura da periferia, além de exercer papel fundamental na garantia de direitos da população negra e na luta contra o racismo, preconceito, intolerância religiosa e discriminação.

Para Pai Joel de Xangô, secretário adjunto de Cultura, a garantia da inclusão de povos de matriz africana é fundamental para a representatividade coletiva. “O Estado brasileiro não pode desconsiderar o papel histórico e a contribuição que as religiões de matriz africana tiveram na formação desta sociedade. O papel da Secretaria de Cultura e Turismo é garantir todo esse contexto histórico dando voz e espaço para que seja apresentado à sociedade que há muito preconceito e intolerância, muitas delas praticada por aqueles desconhecem algumas religiões, principalmente as de matriz africana”, explicou.

Pai Joel completou. “Deus não é uma iniciativa privada e sim pública. A fé é uma individualidade que temos por direito garantido na Constituição e independentes da crença deve ser respeitada”, finalizou o secretário.

Sousa Santos, coordenador da CEPIR, por sua vez, explicou a importância da data. “A Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial tem o objetivo de combater todo tipo de intolerância religiosa, com finco na criação de fluxos de políticas públicas em liberdade de crença, garantido na Constituição do Brasil. O nosso órgão aqui em Taboão da Serra tem por princípio compreender e atender as religiões de matriz africana e afro-brasileira com cunho de organização social, onde as pessoas estão unidas num objetivo de celebrar a sua fé e sua crença”, explicou.

Serviço:
 Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR)
 Avenida Dr. José Maciel, 708, Jardim Maria Rosa
 Telefone: (11) 4701-6723
 Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.