Mulheres vítimas de violência de Taboão da Serra contam com atendimento na Coordenadoria dos Direitos da Mulher

Mulheres vítimas de violência de Taboão da Serra contam com atendimento na Coordenadoria dos Direitos da Mulher

22/07/2021 0 Por Redação

A Coordenadoria está localizada no prédio do SER, na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Por Vera Sampaio

Na última semana os vídeos das agressões a arquiteta Pamella Holanda praticados pelo ex-marido Iverson de Souza Araújo, o DJ Ivis, causaram revolta em todo país e nas redes sociais inúmeras pessoas manifestaram indignação com o ocorrido. Em Taboão da Serra, as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas e contam a Coordenadoria dos Direitos da Mulher que tem como objetivo possibilitar a superação da violência.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra está localizada na Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo, no mesmo prédio que o SER (Serviço Especializado de Reabilitação). O local oferece orientação social, terapia, acompanhamento de processos e encaminhamento para a Rede de Atendimento.

Além de acolher a mulher vítima de violência, a Coordenadoria realiza os encaminhamentos para órgãos parceiros, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal, entre outros, e acompanha o andamento das questões, caso a caso.

De acordo com Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, coordenadora dos Direitos da Mulher, os atendimentos têm como objetivo auxiliar as vítimas e sua família. “A mulher que é vítima de violência aqui em Taboão da Serra não está sozinha. A Coordenadoria está aqui para possibilitar o suporte à superação da violência, fortalecendo a auto-estima desta mulher para que ela se empodere e se torne protagonista de sua própria vida”, afirmou.

Não se cale!

A coordenadora Gisele Teles reforça que não se calar é essencial. “Se seu companheiro ou alguém está te agredindo física ou verbalmente, faz ameaças constantes, torturas psicológicas, não se cale. Ligue para a GCM no 153 ou para a Polícia Militar no 190 e peça ajuda na hora”, disse. “Agora se você é vizinho ou conhece alguma mulher que é vítima de violência, faça sua parte e denuncie também. A denúncia é sigilosa, sem custo algum e pode ser feita 24h por dia. Se você não toma partido pela mulher, você fica do lado do agressor. Colabore para que tenhamos uma sociedade mais justa e sem violência contra mulheres”, finalizou.

Conheça os principais tipos de violência:

  • Violência contra a mulher – É caracterizada por qualquer conduta, ação ou omissão que cause limitação, sofrimento físico, psicológico, social, dano material ou morte de uma mulher.
  • Violência de Gênero – É a violência cometida contra a mulher cometida pelo simples fato de ser mulher.
  • Violência Doméstica – Ocorre no ambiente doméstico ou em qualquer relação de familiaridade e afetividade.
  • Violência Familiar – É a violência cometida entre os membros de uma família, entre pessoas com grau de parentesco ou vínculos de afinidade e afetividade.
  • Violência Física – Qualquer ação ou omissão que cause dano à integridade física de alguém.
  • Violência Moral – Ofensas pessoais que atinge a honra, o caráter e a idoneidade da pessoa.
  • Violência Psicológica – Conduta não física por parte do agressor: rejeição, depreciação, indiferença, discriminação, desrespeito, punições, ameaças.
  • Violência Sexual – Nesta ação, o agressor obriga a mulher a praticar atos sexuais contra a própria vontade, na maioria das vezes, utilizando-se de força física.
  • Violência Patrimonial – Quando o agressor estraga, destrói ou esconde objetos pessoais ou de trabalho, documentos, entre outros.

Serviço:

  • Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (24h)
  • Polícia Militar: 190 (24h)
  • Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)

COORDENADORIA DOS DIREITOS DA MULHER DE TABOÃO DA SERRA
Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo
Telefone: (11) 4787-3923
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
direitodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br
Instagram: www.instagram.com/coordamulherts/

CONSELHO TUTELAR DE TABOÃO DA SERRA
Avenida Doutor José Maciel, 273, Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4701-1618
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
conselho.tutelar@taboaodaserra.sp.gov.br

DELEGACIA DE DEFESA DA MULHER DE TABOÃO DA SERRA
Estrada das Olarias, 670-G, Jardim Triângulo
Telefone: (11) 4138-3409 / 4685-4268
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h