A Unidade Mista Taboão da Serra UMTS/AHBB realiza 1º Campanha da Higienização das Mãos

A Unidade Mista Taboão da Serra UMTS/AHBB realiza 1º Campanha da Higienização das Mãos

12/08/2023 1 Por Redação

O simples ato de higienização das mãos pode parecer simples, mas quando se trata do ambiente hospitalar existem técnicas corretas a serem utilizadas

Com o intuito de melhorar o atendimento junto à população, a AHBB/Rede Santa Casa realizou capacitação destinada a implementação de técnicas e procedimentos assépticos para os colaboradores da instituição.

É importante lembrar que uma das principais causas de óbitos em ambiente hospitalar se dá por infecções hospitalares, principalmente em casos de pacientes que estão na Emergência, UTI e Semi-UTI.

Com o tema “Mãos limpas Salvam Vidas”, a proposta foi traduzir na prática as recomendações da OMS sobre a higiene das mãos e a importância da conscientização da prática e os detalhes de todas as ferramentas fornecidas para apoiar a implementação de uma estratégia de melhoria de higiene das mãos.

Luciene de Oliveira Pereira Lima, enfermeira da SCIH, que atuou na Unidade Mista Taboão da Serra, aponta que a abordagem se concentra principalmente em melhorar a adesão à higiene das mãos pelos profissionais de saúde.

O objetivo final é reduzir tanto a propagação de infecções e microrganismos multirresistentes, quanto o número de pacientes adquirindo Infecção Relacionada À Assistência À Saúde (IRAS) preveníveis, e, assim, salvar vidas.

Para a enfermeira, a higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para o profissional na prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde.

Este projeto de desenvolvimento interno é voltado para capacitação dos colaboradores diretos (assistencial) e indiretos (administrativa) da Unidade Mista Taboão da Serra UMTS/AHBB e engloba esta e outras ações para melhoria do atendimento da população.

A instituição também está montando um curso completo de Segurança do Paciente, no qual, será realizado de forma modular, extenso e curricular compatível com as necessidades da Unidade com direito a certificado de conclusão e evento de encerramento.

Estas e outras ações realizadas pela instituição mostra o esforço em conscientizar a importância do controle das infecções hospitalares, e combater a mortalidade institucional que, infelizmente, assola várias instituições em nosso País.