Após fortes chuvas, sobe para seis o número de mortos em São Paulo; vários bairros estão sem energia há 18 horas

Após fortes chuvas, sobe para seis o número de mortos em São Paulo; vários bairros estão sem energia há 18 horas

05/11/2023 0 Por Redação

Fornecedora de energia no estado, Enel é acusada de cortar canais de comunicação com a população

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

A forte chuva que ocorreu em São Paulo na noite da última sexta-feira (3) já deixou seis mortos no estado, de acordo com o porta-voz da Defesa Civil de São Paulo, Roberto Farina.

Duas das vítimas morreram na capital paulista; uma em Osasco; uma em Santo André; uma em Limeira; e uma em Suzano. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), raios e ventos de até 100 km por hora acompanharam a tempestade.

O Corpo de Bombeiro de São Paulo registrou 1.281 chamados por queda de árvores. Outras 46 ligações foram feitas para comunicar desabamento e desmoronamentos. No Aeroporto de Congonhas, os voos foram interrompidos após uma queda de energia que atingiu tofo o prédio.

Alguns bairros de São Paulo estão sem luz há 20 horas. De acordo com a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, as regiões mais afetadas são a zonas oeste e sul.

“Devido à complexidade do reparo e a necessidade de reconstrução de trechos da rede, o restabelecimento da energia se dará de forma gradual e, em alguns casos, pode levar mais tempo”, diz a Enel em nota enviada à imprensa.

Entre os bairros que seguem sem energia estão Vila Mariana, Alto de Pinheiros, Liberdade, Butantã, Pompeia e Barra Funda. Nas redes sociais, usuários acusaram a empresa de desligar os canais de atendimento e deixar a população às cegas.

Taboão tentando retomar o ritmo normal

Fonte: O Taboanense

Assim como toda a região metropolitana, em Taboão da Serra os estragos não foram poucos. As principais vias foram prejudicadas por quedas de árvores e galhos, já liberadas pela prefeitura municipal.

Diversos bairros tiveram o fornecimento normalizado a partir as 23h40 deste sábado (04/11). Jd. Bom Tempo, Pq. Santos Dumont, Jd. Maria Rosa, Marabá, Intercap, Jd. Monte Alegre já estão com o fornecimento normalizado, assim como no Parque Pinheiros.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA DE TABOÃO DA SERRA

A Prefeitura de Taboão da Serra informa que na tarde desta sexta-feira, 3 de novembro, a cidade foi atingida por fortes chuvas e ventos com velocidades superiores a 100 km/h. Essas condições climáticas resultaram em quedas de árvores, danos em telhados e interrupção no fornecimento de energia em diversos bairros.

O PROCON Municipal já notificou a Enel Distribuição de Energia para o restabelecimento imediato do fornecimento de energia elétrica nos equipamentos públicos, garantindo que todos estejam plenamente abastecidos no prazo máximo de 12 horas, sob pena de multa.

A Enel também foi notificada para prestar esclarecimentos ao município de Taboão da Serra acerca da demora no restabelecimento da energia em vários pontos da cidade.

Equipes da Defesa Civil e de Manutenção estão trabalhando desde ontem para atender as ocorrências em diferentes áreas da cidade, lidando com os efeitos desse vendaval. Nossos esforços estão concentrados na segurança dos bairros que ainda se encontram sem energia, e também reforçamos as equipes de trânsito para garantir a segurança de pedestres e veículos em toda a cidade.

As fortes chuvas e ventos, atingindo velocidades de até 104 km/h, causaram danos significativos em todo o estado de São Paulo, afetando cerca de 2,1 milhões de endereços atendidos pela Enel em 24 municípios. Em nossa cidade, não foi diferente.

Nossas equipes de manutenção e a Defesa Civil têm se dedicado incansavelmente, trabalhando sem descanso desde a madrugada para lidar com os efeitos desse vendaval. Nossos esforços estão concentrados na segurança dos bairros que ainda se encontram sem energia, também reforçamos as equipes de trânsito para garantir a segurança de pedestres e veículos em toda a cidade.

Estamos em contato direto com a Enel, cobrando o pleno restabelecimento de energia em nossos bairros. Aos cidadãos que sofreram danos materiais devido ao evento climático, é crucial que façam o protocolo junto à ENEL para garantir o ressarcimento dos prejuízos. Todos nós temos direito a esse suporte.

Além disso, um aviso importante para os estudantes que realizarão o Enem: amanhã, disponibilizaremos transporte municipal gratuito para facilitar o acesso de vocês aos locais de prova. Desejamos sucesso a todos!

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para superar, juntos, os desafios que se apresentam.