Audiência Pública debate finanças da Prefeitura de Taboão da Serra no 1º quadrimestre de 2023

Audiência Pública debate finanças da Prefeitura de Taboão da Serra no 1º quadrimestre de 2023

03/06/2023 0 Por Redação

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal recebeu no dia 29 de maio o secretário de finanças e planejamento da Prefeitura de Taboão da Serra, Antônio Rodrigues, que prestou contas do balanço orçamentário no 1º quadrimestre de 2023

Fonte: CMTS – Foto: Leandro Barreira / CMTS

De janeiro a abril, o balanço orçamentário da Prefeitura mostra que o município teve R$ 332 milhões em receitas, incluindo correntes e de capital, e quase R$ 243,9 milhões em despesas.

“Gostaria de chamar a atenção sobre o montante gasto em saúde e educação. E nessa audiência podemos ver claramente o que acontece. A educação tem uma fonte própria de financiamento, que é o Fundeb, que já está basicamente comprometido com folha de pagamento. Se o olhar a aplicação em saúde, cujo mínimo constitucional, é 15% das receitas tributárias, vejam que a gente está gastando 26,54% em saúde”, afirma o secretário da fazenda e planejamento Antonio Rodrigues.

Outro ponto importante durante a audiência é que no quadrimestre houve aumento de disponibilidade financeira e redução da dívida consolidada.

A comissão de finanças e orçamento é presidida pelo vereador Marcos Paulo e teve a participação dos vereadores Celso Rodrigo Gallo (vice-presidente) e Joice Silva (Membro).

“Essa audiência é importante porque detalha os gastos da Prefeitura nos primeiros meses do ano e é a oportunidade para que os vereadores e a população possam tirar dúvidas sobre a saúde financeira da Prefeitura”, afirma Marcos Paulo.

A prestação de contas por parte da Prefeitura de Taboão da Serra é obrigatória, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal 101/2000, e devem acontecer até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, na Câmara Municipal.