Câmara Municipal aprova projeto do vereador Dr. Ronaldo Onishi que cria Centro de Referência do Autismo
04/06/2021Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, por unanimidade, na sessão desta terça-feira, dia 1º, o projeto do Dr. Ronaldo Onishi, que cria o Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência, órgão que será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto aprovado segue agora para a sanção do prefeito de Taboão da Serra, Aprígio. Centro Municipal de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência se tornará algo essencial ao atendimento do sistema de saúde.
De acordo com a proposta aprovada, o Centro de Referência tem como principal função atender, orientar e identificar demandas relacionadas a moradores com Transtorno do Espectro Autista (ETA) e das pessoas com deficiência, avaliando as necessidades de cada caso afim de encaminhá-los para os serviços nas áreas de saúde, educação, assistência social e cultura.
O vereador Dr. Ronaldo Onishi disse que o Centro de Referência vai permitir o acesso aos programas e serviços já existentes em Taboão da Serra.
“Hoje as famílias não sabem em que local procurar ajuda e orientação. É dever do Poder Público criar condições os autistas ou pessoas com alguma deficiência possam ser acolhidas, visando um melhor atendimento terapêutico e inclusão social”
Disse Ronaldo Onishi
O Centro de Referência do Autismo e da Pessoa com Deficiência, irá contar com uma rede de atendimento multidisciplinar para que seja possível detectar o diagnóstico precoce da pessoa com transtorno do espectro autista e das pessoas com deficiência.
O equipamento poderá ainda implantar terapias convencionais e inovadoras, além de promover atividades de sensibilização e alinhamento conceitual.
Segundo o vereador, esse projeto é um grande avanço para a causa autista em Taboão da Serra.
O projeto foi originalmente apresentado pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi e subscrito pelo seu colega de Câmara Municipal, Anderson Nóbrega.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
junho de 2021
Foto: Ricardo Vaz / Divulgação / Imprensa CMTS