Band fez seu primeiro debate presidencial em 1989

Band fez seu primeiro debate presidencial em 1989

29/08/2022 0 Por Redação

Emissora mantém tradição e faz neste domingo (28), às 21h, o encontro dos candidatos à presidência

O Grupo Bandeirantes de Comunicação realizou seu primeiro debate em 1982, quando a redemocratização ainda dava os primeiros passos.

O evento reuniu cinco candidatos ao governo de São Paulo em um confronto pioneiro. Mas foi em 1989 que a Band se consolidou como pioneira quando transmitiu o primeiro debate entre candidatos à presidência da República na história do Brasil.

Participaram do debate Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Leonel Brizola (PDT), Paulo Maluf (PDS), Roberto Freire (PCB), Affonso Camargo (PTB), Aureliano Chaves (PFL), Ronaldo Caiado (PSD), Mário Covas (PSDB) e Guilherme Afif Domingos (PL).

Depois de 21 anos de regime militar, os brasileiros recuperavam o direito de escolher no voto quem comandaria o país. E pela primeira vez, os eleitores tinham a possibilidade de fazer essa escolha depois de assistir a um debate entre candidatos à Presidência da República.

A sede de democracia era gigantesca. Só no primeiro turno das eleições de 1989 foram realizados quatro encontros entre os candidatos.

Ao longo de 40 anos, os debates da Band fizeram história. O que aconteceu nos estúdios da emissora mudou a disputa em eleições para presidente, para governador e para prefeito.

Um exemplo foi a eleição para governador de São Paulo em 1998. Antes do debate, as pesquisas mostravam Paulo Maluf na frente. No programa, Mário Covas foi agressivo e partiu para o ataque.

A estratégia funcionou: Covas virou o jogo e ganhou a eleição. Os debates também ensinaram que mau desempenho e desinteresse durante o encontro sempre cobraram um preço alto no dia da eleição. E que qualquer descuido durante o programa pode viralizar.

Nas eleições de 2022 não será diferente. Tudo que for discutido aqui será ainda mais amplificado pelas redes sociais.

A Band irá exibir o debate presidencial neste domingo, dia 28 de agosto, na Band TV, no Bandplay, no Band.com.br, nas Rádios Bandeirantes e Bandnews FM e no YouTube de Band Jornalismo. O evento será em formato pool e também terá a participação do UOL, a Folha de S.Paulo e a TV Cultura.

Em parceria, Band, Vibra e Google montaram uma sala digital para o acompanhamento, em tempo real, de painéis com os principais temas buscados na rede durante o debate.

Caso haja um segundo turno, os presidenciáveis voltarão a debater na Band, em 9 de outubro. Nos estados, os debates com os candidatos que passarem pelo primeiro turno estão previstos para o dia 5 do mesmo mês.