BRICS : O que é, e qual sua importância

BRICS : O que é, e qual sua importância

08/07/2025 0 Por José Carlos

Nessa último domingo e segunda foi realizado o encontro do BRICS no Rio de Janeiro. Grupo que conta com 11 países membros, e 9 países parceiros. Mas muitos pessoas não sabem o que é esse grupo, e a sua importância.

O BRICS é grupo de países que possuem uma economia emergente, o qual se considera em desenvolvimento. O grupo foi criado em 2009, e a primeira formação contava com 4 países, e era chamado somente de BRIC, composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011 a África do Sul também começou a fazer parte. E em 2024 o grupo foi expandindo, com Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã que foram adicionados. E o último país a fazer parte foi a Indonésia, que entrou no bloco em janeiro de 2025.

Com isso a formação atual do bloco conta com, África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados dos Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Além dos países parceiros que são Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã.

Início e motivos da criação do bloco

Os países iniciais do BRICS criaram o grupo pelo seu interesse em comum de serem uma força global, e com isso ter influência nos rumos da política e da economia global. Além de trazer esse países para um papel de destaque.

Juntos os cinco países representam uma parcela significativa das riquezas do mundo. Com um PIB (Produto Interno Bruto), de 13,34 trilhões e com população de 3,49 bilhões de pessoas, que equivale há 28,9% da economia mundial e 48,9% da população.

Poder Econômico

O BRICS representa uma parcela significativa do comércio mundial, com destaque para combustíveis, minérios e grãos, segundo o Portal da Câmara dos Deputados. O Brasil é o terceiro maior PIB do bloco, embora represente apenas 7% do total do bloco.

Os países do bloco são ricos em recursos naturais, com grandes reservas de petróleo, gás natural, mineiro de ferro, ouro, água, entre outras riquezas. Além dos milhares de hectares de áreas agricultáveis com soja, milho e trigo, além da produção de proteína animal, principalmente em terras brasileiras.

A China possui a maior economia do BRICS, com um PIB que supera o dobro da soma dos demais países do grupo. O grupo tem como objetivo fortalecer a cooperação econômica e financeira entre os membros, incluindo a criação de uma moeda comum e plataformas de pagamento digital em moedas locais.

Outros Fatores

O BRICS também possui influência militar, com três potências nucleares entre seus membros (Rússia, China e Índia).

O grupo tem como objetivo promover um sistema multilateral mais equilibrado e uma multipolaridade na economia global. Além se investir em projetos de infraestrutura, energia renovável e sistemas de abastecimento de água nos países membros.

*Com informações do Portal Poder 360 e Portal Câmara dos Deputados


Descubra mais sobre Notícias de Todos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.