Projeto do vereador Nezito de prevenção a enchentes é aprovado por unanimidade

Projeto do vereador Nezito de prevenção a enchentes é aprovado por unanimidade

11/06/2021 0 Por Redação

Projeto também auxilia na questão ambiental do município

O projeto que prevê a instalação de bueiros preventivos nas galerias pluviais de Taboão da Serra, de autoria do vereador Nezito, foi aprovado durante a sessão desta terça-feira, dia 8, por unanimidade. Outros três projetos também foram votados e aprovados durante a sessão.

A proposta apresentada pelo vereador Nezito prevê que nos pontos onde são registrados enchentes e alagamentos, a prefeitura possa instalar um sistema composto por uma caixa coletora instalada no interior dos bueiros. Confeccionado em material plástico, o sistema funciona como uma peneira, retendo o material sólido e permitindo a passagem da água.

O vereador Nezito lembra que o lixo irregular é o principal causador do entupimento de bueiros e, por consequência, também os pontos de alagamento.

“O bueiro preventivo é uma iniciativa que apresentamos para que esse material sólido seja captado pelo sistema, evitando que ele obstrua a passagem da água da chuva nas galerias pluviais”.

Nezito lembrou ainda que a instalação dos bueiros preventivos impede que o lixo e resíduos sólidos cheguem até os córregos e rios, facilitando a manutenção do sistema.

“A limpeza dos filtros é feita em menos de cinco minutos, atualmente, com os modos convencionais, o trabalho dura mais de uma hora”

lembra o vereador

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
junho de 2021
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS