Butantan comemora 122 anos com bloquinho de carnaval no Parque da Ciência; veja programação completa
18/02/2023Exposições, atividades educativas e música acontecem entre os dias 23/2 e 7/3
O Instituto comemora 122 anos de existência na próxima quinta (23) e a celebração de tantos anos de história e serviços prestados à saúde pública e à população vai ser feita com uma série de eventos especiais para os visitantes do Parque da Ciência.
Neste dia, a entrada será gratuita em qualquer um dos museus do Instituto Butantan.
A programação inclui a abertura de novas exposições, atividades educativas em laboratórios do Butantan, caminhadas pelo Horto Oswaldo Cruz e até bloquinho de Carnaval com paródias divertidas das tradicionais marchinhas.
Laboratório aberto
A atividade é feita no laboratório didático do Museu de Microbiologia e apresenta equipamentos laboratoriais e amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é demonstrar a diversidade dos microrganismos e instigar a curiosidade científica de jovens e adultos.
Data: 24/2, das 10h às 12h
Local: Museu de Microbiologia
Exposição virtual “Serpentes e Gentes” do Museu Biológico
A exposição traz curiosidades e informações complementares sobre os bichos do Museu Biológico e as serpentes brasileiras por meio de filmes curtos e infográficos. Os conteúdos abordam os répteis e como eles vivem, sua diversidade, a composição e o papel do veneno e a conservação desses animais e dos seus ambientes naturais.
A exposição privilegia o uso de celulares, com informações curtas e muitas imagens.
Data: 24/2, às 15h
Bloco da Ciência
A equipe educativa dos museus do Parque da Ciência e do Centro de Memória preparou uma programação especial para todas as idades – inclusive adultos. O evento terá oficinas de artesanato sobre como produzir balangandãs e instrumentos musicais com materiais recicláveis e o Bloco da Ciência, com paródias bem-humoradas de marchinhas tradicionais.
É necessário fazer inscrição para as oficinas na Central de Informações do parque a partir das 13h30. São 20 vagas para cada atividade. Saiba mais sobre o evento.
Data: 25/2, das 13h30 às 16h
Local: Boulevard
Plataforma Zebrafish de portas abertas
Os visitantes vão conhecer a plataforma Zebrafish em um tour que começa por um painel informativo no lado externo do prédio. Depois, seguem para o Biotério para ver os peixes e aprender sobre os cuidados envolvidos na sua criação e os equipamentos utilizados para fazer os estudos.
Data: 28/2, às 10h e às 14h
Local: Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA)
Caminhos do Horto Oswaldo Cruz
Os visitantes farão uma viagem no tempo, reconhecendo a diversidade atual de plantas do horto e relacionando-a com o contexto histórico de sua criação, as pesquisas desenvolvidas nesse espaço e sua importância para a botânica e a saúde pública no estado de São Paulo.
Data: 4/3, às 11h
Local: Horto Oswaldo Cruz
Lançamento do Guia dos Acervos Arquivísticos do Instituto Butantan
Divulgação do guia unificado dos acervos de documentos, fotos e registros históricos do Centro de Memória e do Museu de Saúde Público Emílio Ribas (MUSPER)
Data: 1/3, às 10h
Coleções zoológicas e sua importância
Data: 1, 2 e 3/3, às 10h
Local: Tenda próxima ao Museu da Vacina
Desvendando os caminhos para o Butantan
Já imaginou como era chegar no Instituto Butantan antes do transporte coletivo, do metrô e da construção das avenidas? Esta atividade irá discutir o trajeto para o Butantan ao longo do tempo de forma divertida a partir das coleções e dos jogos do Espaço Terra Firme.
Datas: 1/3 às 14h30 e 4/3 às 11h
Local: Espaço Terra Firme
Acervo Histórico do Centro de Memória
O Centro de Memória disponibilizará seus acervos digitalizados para consulta online.
Data: 10h
Local: Edifício Vital Brazil
Exposição temporária “O homem que tinha o vírus da pressa – A história sobre Isaías Raw”
A exposição trará fotos e textos de pessoas que trabalharam com Isaías Raw, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan. Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1950, mestre e doutor em bioquímica e livre-docente pela mesma universidade desde 1957, Isaías foi um dos maiores cientistas do século no Brasil, figura essencial para o crescimento e avanço da pesquisa nacional e da configuração e importância do Butantan como é conhecido hoje. A exposição é uma homenagem ao que ele representou na vida das pessoas do Butantan.
Data: 3/3, a partir das 11h
Local: Museu de Microbiologia
Chá revelação dos novos integrantes do Macacário
A atividade vai contar a história dos macacos Rhesus e suas contribuições para a ciência, além de promover o chá revelação de dois recém-nascidos, e novos integrantes do Macacário. O público poderá participar da enquete nas redes sociais do Butantan para a escolha de seus nomes.
Data: 4/3, às 14h30
Local: Macacário