Café Filosófico CPFL completa 20 anos com série inédita e gravações especiais

Café Filosófico CPFL completa 20 anos com série inédita e gravações especiais

09/03/2023 0 Por Redação

No primeiro programa, o professor e escritor, Renato Noguera, vai tratar sobre o que pode o amor; o Instituto CPFL vai levar dois especiais para teatros de Porto Alegre (RS) e Campinas (SP)

O ano de 2023 marca o aniversário de 20 anos do Café Filosófico CPFL e, para celebrar esse momento, o Instituto CPFL preparou uma série inédita, de curadoria própria, com oito programas que serão realizados nos meses de março e abril. Sob o tema “Café Filosófico CPFL 20 anos“, a série estreia nesta quinta (9) e resgata os mitos fundadores do programa: reorganizar o passado, entender o agora e apontar o futuro. 

O Café Filosófico CPFL é o broadcast de reflexões do Instituto CPFL com transmissões online e programas de televisão em três grades na TV Cultura: domingos, às 19h; terças, às 23h; e sábados, às 22h.

“O Café atravessou as duas últimas décadas sendo palco para os principais debates da nossa sociedade, estruturando e ampliando a voz crítica de centenas de pensadores, nacionais e internacionais, da academia e da clínica do nosso tempo. Nesses 20 anos, alcançamos a marca de 3 mil horas de gravação, realizamos mais de 900 palestras e, por mais de mil noites de domingo, as famílias brasileiras puderam, e podem até hoje, se reunir na frente da TV para assistir ao nosso programa. Ao longo desse tempo, construímos relações, conectamos histórias e seguimos na missão de produzir conteúdo de qualidade!”, conta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

Depois de 20 anos investigando modos de vida na contemporaneidade, o Café olha para o futuro e se desafia a entender o que ainda faz sentido abordar. Para essa investigação, o programa se volta aos mitos fundadores (reorganizar o passado, entender o agora e apontar o futuro) e vê na conectividade um dos paradigmas do agora. Como a conectividade vem afetando os entendimentos sobre temas tão importantes como amor, família, casamento, sexualidade, infância, adolescência, envelhecimento e morte? É sobre esses temas que a nova série vai se debruçar.

Primeira gravação 

Na estreia, que acontece nesta quinta (9), às 19 horas, o professor e escritor, Renato Noguera, aborda o tema “O que pode o amor?“, destacando a hipótese teórica de que só o amor pode impedir o colapso da nossa relação conosco e com o mundo. A partir da narrativa do mito kemético de “Ausar e Auset”, da geopsicologia do filósofo Orunmilá, do conceito de intimidade de Sobunfu Somé e da tese contracolonial do mestre brasileiro Antônio Bispo dos Santos, o professor vai debater o que pode o amor em um ecossistema de afetos. 

“O amor move montanhas. O amor é revolucionário. O amor nos ajuda a manter o equilíbrio. Por que amamos? O que mitos e a filosofia africana têm a nos dizer sobre o amor? Hoje a academia também abre escuta para a diversidade da filosofia, onde a africana ganha destaque”, provoca Noguera.

Ainda em celebração aos 20 anos do Café, que ganhou um logo comemorativo, novos cenários estão sendo preparados para os estúdios de Campinas e de São Paulo. O projeto de reformulação do estúdio, em Campinas, altera completamente o layout anterior e reforça a interatividade com o público. 

Além de um novo painel cenográfico de 10 metros de comprimento, uma tela de LED com 2 metros de largura vai permitir o uso de recursos audiovisuais de apoio. Também permitirá que o público presente no estúdio visualize perguntas e comentários de quem participa no online. Na TV, a nova cenografia seguirá a mesma identidade do estúdio de Campinas.

“É um projeto cenográfico 100% novo, planejado e executado com muito cuidado para a temporada de 20 anos. O Café tem uma linda história de cumplicidade com o público e queremos celebrar esse momento com a participação das pessoas no estúdio e no Youtube. Então, convidamos a todos para estarem conosco ao longo desse ano, nos 36 programas que vamos gravar”, pontua a produtora do Café Filosófico CPFL, Gabriela Gallo.

Especiais de 20 anos

Para celebrar os 20 anos do Instituto CPFL e do Café Filosófico CPFL, serão realizadas duas gravações especiais do programa precedidas de apresentações musicais com alunos de instituições apoiadas pela frente CPFL Jovem Geração.

No primeiro semestre, o Café desembarca em Porto Alegre (RS) para um programa especial gravado no Theatro São Pedro, com entrada gratuita para o público gaúcho. A apresentação musical será com a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.

Outro especial acontecerá no segundo semestre, em Campinas (SP), no Teatro Castro Mendes, e também será aberto ao público. Haverá apresentação musical com os alunos do Instituto Anelo, instituição sem fins lucrativos que oferece aulas gratuitas de música em Campinas (SP).

“Vamos realizar uma comemoração dupla, apreciando o trabalho de jovens atendidos pelas iniciativas sociais que apoiamos e celebrando o legado do Café, que é seguramente um dos programas de difusão de conhecimento mais conhecidos no país”, finaliza Pagotto.

As gravações podem ser acompanhadas presencialmente pelo público, por ordem de chegada, a partir das 18 horas. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será no canal do Café no Youtube: https://bit.ly/3kKxpSD

Serviço

Café Filosófico CPFL ao vivo com Renato Noguera, professor e escritor

Quando: dia 09 de março, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.

Participação online: https://bit.ly/3kKxpSD

Informações: institutocpfl.org.br

Sobre o Instituto CPFL

O Instituto CPFL (ICPFL), que completa 20 anos em 2023, é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam.

Os investimentos realizados pelo Instituto CPFL em 2023 somam R$ 29,3 milhões e, nesta temporada, serão apoiados projetos de impacto social em cerca de 180 cidades de 7 estados brasileiros através das frentes CPFL nos Hospitais, CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.