Combustíveis Alternativos

Combustíveis Alternativos

19/02/2022 0 Por Redação

O Crescimento do Mercado dos Veículos Movidos a Gás

O uso do gás (GNV ou Biometano) como combustível nos veículos leves e pesados é uma das soluções encontradas como alternativa ao uso de gasolina e diesel com o intuito de diminuir a poluição.

No Rio de Janeiro é comum o uso do GNV em veículos de passeio, sendo uma solução baseada no custo x benefício do produto e que atualmente ajuda a combater os GEE (gases de efeito estufa).

Através da Governança Ambiental (ESG) as empresas vêm exigindo do mercado um comportamento “ambientalmente correto”. Pensando nisso, como uma alternativa ao diesel e a gasolina é possível observar alguns caminhões e máquinas agrícolas movidos a gás. Essa tecnologia, que utiliza motores ciclo Otto, permite o uso tanto do GNV (combustível fóssil, porém, menos poluente) quanto do Biometano (gás obtido por fermentação anaeróbica de material orgânico).

No gráfico abaixo é possível ver a evolução de veículos pesados movidos a gás no ano de 2021.

As empresas que optaram por esse nicho de mercado estão apostando que:

  • O Gás será um elemento de transição até a eletrificação;
  • A substituição do GNV por Biometano em locais pontuais pode ser um nicho de mercado Como por exemplo: as usinas de cana de açúcar, que utilizam o bagaço da cana e a vinhaça para a produção do biometano e consequentemente alimentam suas frotas;
  • Antecipar-se no processo de diminuição da emissão de poluentes fazendo com que sejam associadas à Empresas “Verdes” que se preocupam com o meio ambiente.

Vale ressaltar que os veículos pesados que vemos circulando na frota com essa tecnologia já foram desenvolvidos na Europa e atendem a norma EURO VI (que se tornará vigente, no Brasil,

em 2023). Segundo especialistas, o veículo que possui a tecnologia do motor a gás de fábrica é 100% confiável com relação às normas de emissões. Entretanto, veículos que fizerem adaptações devem realizá-las em empresas especializadas com o intuito de certificar-se que a adaptação atenderá as normas de emissões.

Para que seja fomentado o uso desse combustível no Brasil se faz necessário algumas ações e entre elas destacamos as duas que mais geram debates:

  1. Infraestrutura para gasodutos,
  2. Incentivos fiscais para o preço do gás.

O potencial do Biometano no Brasil é muito grande, ainda pouco explorado, porém, o mapeamento das possibilidades já foi levantado pelas associações do setor.

Hoje, o país desperdiça 100 milhões de m³ de metano renovável por dia, que equivalem a 35% da energia elétrica consumida no Brasil e 70% do diesel. Já o setor sucroenergético corresponde a 50% do potencial do biogás, que chega a 57,6 milhões de m³/dia (fonte: Abiogás).