Comissão aprova cronograma para avaliação da política pública de alfabetização  

Comissão aprova cronograma para avaliação da política pública de alfabetização  

25/06/2025 0 Por José Carlos

A Comissão de Educação aprovou o Plano de Trabalho para avaliar a alfabetização de crianças em escolas públicas. Essa política tem o desafio de recuperar atrasos causados pela pandemia de covid-19 e retomar metas de alfabetização nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

O texto é de autoria da Senadora Augusta Brito (PT) , essa polícia foi lançada pelo Governo Federal em 2023. E o seu objetivo é garantir a alfabetização de crianças de até 8 oito, e avaliar a leitura e escrita de crianças de 9 a 11 anos.

A Senadora espera que o monitoramento seja feito pela Comissão de Educação, para contribuir na superação das desigualdades educacionais que começam na infância.

“Mapear a situação atual da alfabetização no país, monitorar o compromisso nacional da criança alfabetizada e pontuar caminhos e perspectivas para a superação de eventuais problemas identificados, especialmente, à luz das desigualdades regionais, socioeconômicas e institucionais ainda persistentes.” Disse a Senadora.

Uma das ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que no ano passado foi reconhecer as boas práticas que já existem no Brasil. Nesse mapeamento, 2.592 municípios receberam o selo de ouro de alfabetização. Para a presidente da Comissão de Educação, a Senadora Teresa Leitão (PT) , a política pública é determinante para avaliar a qualidade do ensino e reduzir o analfabetismo funcional.

Para Avaliar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a comissão vai promover cinco audiências públicas com os temas, governança e gestão da política de alfabetização, formação de profissionais e práticas pedagógicas, infraestrutura, sistema de avaliação e compartilhamento de boas práticas. Esses debates vão contribuir para o relatório final que será votado em novembro.


Descubra mais sobre Notícias de Todos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.