Como consultar o IMEI do celular e ver se o aparelho está bloqueado?

Como consultar o IMEI do celular e ver se o aparelho está bloqueado?

10/04/2022 0 Por Redação

Você sabe como consultar o IMEI do celular? Muitas pessoas já ouviram falar sobre o IMEI, mas não sabem como identificá-lo e usá-lo corretamente.

Assim, acabam não seguindo o procedimento correto quando têm o seu celular roubado ou querem garantir que o aparelho que adquiriram não é fruto de roubo.

Contudo, consultar o IMEI do celular é extremamente fácil e existem algumas formas bem eficazes para se fazer isso. E, caso você tenha dúvidas, leia o texto até o fim, pois o ajudaremos a identificar esse número com procedimentos que funcionam em todos os aparelhos.

Como consultar o IMEI de qualquer celular?

Para começarmos é importante deixar claro o que é o IMEI. Basicamente, ele é um código de identificação de celulares, e está presente em todos os aparelhos que são comercializados no Brasil de forma regular.

Trata-se de um código único, que diferencia seu celular de outros aparelhos globalmente. Ele possui a seguinte formatação (000000-00-000000-0). Pois, tantos números tornam possível a criação de uma variação para cada aparelho, de modo que dois celulares jamais terão um IMEI igual.

Então, se você quer consultar o  IMEI do celular da forma mais simples possível e com métodos que funcionam em qualquer aparelho, eu tenho três dicas para você.

A primeira delas é uma das mais usadas e conhecidas:

  1. Abra o aplicativo telefone;
  2. Digite o código *#06#;
  3. O IMEI será automaticamente exibido. Caso seu celular seja dual chip, dois números irão aparecer.

Mas, se você teve dificuldades com o método anterior, também é possível obter o IMEI na bateria do celular. Geralmente, o código pode ser encontrado na parte de trás da bateria.

Contudo, se você não está mais com o seu aparelho, como no caso de um roubo, a melhor opção é recorrer à embalagem. Então, contando que você a tenha guardado, irá encontrar o código na caixa ou em algum dos papéis internos.

Por que devo saber o meu IMEI?

Se você não sabe como consultar o seu IMEI, pode ter problemas caso o aparelho seja furtado ou roubado. Pois, em uma época onde guardamos tantas informações importantes em um celular, é desesperador saber que o aparelho caiu na mão de um desconhecido.

Mas, se você estiver com o código de identificação, pode ligar na operadora e solicitar o bloqueio do aparelho. Assim, o telefone ficará inutilizado e a maioria de suas funções não poderá mais ser acessada.

Entretanto, antes de ligar para a operadora, não se esqueça de ir até uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência.

Como consultar o IMEI dos telefones Android?

Se por algum motivo você não conseguiu consultar o IMEI do seu celular por um dos métodos acima, isso ainda pode ser feito nas configurações do seu aparelho. Mas, como cada smartphone é diferente, podem haver pequenas variações no método.

Então, para os usuários de Android, nós separamos um passo a passo que irá funcionar em grande parte dos aparelhos:

  1. Vá até as configurações do seu aparelho;
  2. Clique em sistema;
  3. Depois selecione “Sobre esse dispositivo”;
  4. Role a página até encontrar o número do IMEI;

Viu como é simples e fácil consultar o IMEI do seu celular dessa forma? Mas, lembre-se que há pequenas variações de acordo com o modelo, então faça o passo a passo mais parecido possível com o que foi ensinado aqui.

Como consultar no Iphone?

Para os usuários do Iphone também há um método próprio, que permite a você encontrar o código de identificação através das configurações.

  1. Vá até os “Ajustes” do seu telefone;
  2. Depois acesse “Geral”;
  3. Clique em “Sobre”;
  4. Na página seguinte o sistema exibe diversas informações sobre o aparelho, incluindo o IMEI.

Como saber se o celular é roubado através do IMEI?

Infelizmente, vivemos um período em que milhares de celulares são roubados todos os dias no Brasil. E esses aparelhos acabam sendo vendidos por preços muito inferiores ao seu real valor.

Embora muitas pessoas conheçam essa prática, elas são seduzidas pelos preços baixos e compram aparelhos sem nota fiscal, alimentando este triste ciclo.

Mas, se você não quer contribuir para isso e não deseja adquirir um aparelho roubado, o primeiro passo é sempre comprar em lojas confiáveis e que ofereçam nota fiscal onde é possível sair com um plano de celular com aparelho.

Mas, se você adquirir um aparelho usado de alguém que você não conhece, é sempre importante verificar se o celular não é fruto de roubo.

Uma das formas de se fazer isso é combinando as técnicas que ensinamos aqui neste texto. Por exemplo, você pode consultar o IMEI do celular na caixa do aparelho ou na bateria, depois faça a verificação ligando para o número *#06#.

Então, se os códigos conseguidos em cada verificação forem diferentes, há grandes chances de aquele aparelho ter passado por algum tipo de adulteração.Fonte: https://comparaepoupa.com.br/blog/consultar-imei/