Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência chegou a V edição em Taboão da Serra

Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência chegou a V edição em Taboão da Serra

18/11/2023 0 Por Redação

Evento reuniu mais de 110 pessoas que discutiram propostas para ampliar a inclusão na cidade

Por Marcela Virgulino, sob a supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes – CRÉDITO: RONI BARBOSA – SECOM/PMTS

O Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra promoveu a 5ª Conferência no dia 20/10, no auditório da TaboãoPrev, reunindo mais de 110 pessoas. O tema proposto foi  “O Cenário atual e o futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”.

Com um papel fundamental, o encontro teve a finalidade e compromisso de garantir a ampla participação social, oportunizando que o governo e a população civil possam estruturar, desenvolver propostas ativas e implementar políticas públicas.

Apoiado pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a ocasião contou com palestras, leitura e aprovação do regimento interno, discussão de eixos temáticos, votações e a escolha dos delegados para representar a cidade na etapa Estadual.

Assim como muitas mulheres que passam pela maternidade, com Ana Paula Roque dos Santos não foi diferente, mãe de um filho com deficiência, enalteceu a Conferência. “É uma melhoria para tudo e para todos, não só para os nossos filhos, mas para a população como um todo. No caso do meu filho que participa do CRS (Centro de Reabilitação Social), o desenvolvimento dele foi muito bom, agora ele interage e fala muito mais. Estou muito satisfeita com esse trabalho”, disse.

O secretário de Assistência Social e Cidadania (SAS) Wagner Eckstein falou da relevância do evento na cidade.

“Depois de um longo período sem conferências, o Governo as retomou e nos estamos realizando a 5ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência em nossa cidade. A participação do Conselho e da população é de fundamental importância, o avanço da acessibilidade e da inclusão pode se dar na medida em que o Governo apoia a participação popular, para que daqui saiam propostas que a gente consiga a garantia de direitos, sendo essa a determinação do Prefeito Aprígio”, comentou.

Na conferência, foram elaboradas propostas e debatidos cinco Eixos Temáticos:

  • I – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência.
  • II – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada.
  • III – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência.
  • IV – Cidadania e Acessibilidade.
  • V – Os desafios para a comunicação verbal.

“Neste Governo temos um suporte importantíssimo do Secretário Wagner Eckstein e o Prefeito Aprígio, que são pessoas comprometidas e preocupadas com tudo o que precisamos. Hoje saímos dessa Conferência com as propostas retiradas para levar à etapa Estadual, onde podemos ver o quanto estamos crescendo e buscando mais avanços” explicou Sueli Aparecida dos Santos, presidente do CMPD.

Para Marcel Joaquim Simões, vice-presidente do CMPD, reconhecer a ajuda já uma grande conquista.

“Queria agradecer a todo o Conselho Municipal que através do grupo de trabalho, fez acontecer a 5ª Conferência, ninguém faz nada sozinho e se a gente não tiver o poder público nos orientando e nos acolhendo as dificuldades serão sempre maiores, por isso eu quero deixar claro, o agradecimento a todos que apoiam tudo isso”, afirmou.

Propostas Aprovados

No final da Conferência com os cinco Eixos Temáticos debatidos e os delegados escolhidos, foram aprovadas 19 propostas, entre elas estão:

  • Eixo 1. O sistema de mapeamento das pessoas com deficiência, a partir das coletas de dados (saúde, educação pública, e privado), Municipal, Estadual, Federal a cada seis meses;
  • Eixo 2. Capacitação Profissional, voltado para o público PCD;
  • Eixo 3. Criação da secretaria municipal da pessoa com deficiência;
  • Eixo 4. Programa para acessibilidades nas Escolas/Equipamento
  • Eixo 5. Comunicação Física: Faixas, cartazes, panfletos e faixas, contemplando todos os tipos de deficiências, nos equipamentos e Espaços públicos, assim como as escolas e faixas em pontos estratégicos da cidade levando a comunicação para a população geral.

No site da Prefeitura (prefeitura.ts.sp.gov.br) você consegue ver o documento na íntegra com todas as propostas aprovadas para a Etapa Estadual.