Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra aprova Código de Conduta e Ética

Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra aprova Código de Conduta e Ética

12/02/2022 0 Por Redação

Empossados na VII Conferência Municipal de Saúde, em dezembro do ano passado, novos conselheiros já realizaram dois encontros em 2022

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Taboão da Serra, do biênio 2022-2024, já estão atuando e realizaram dois encontros este ano.

Na primeira reunião, em 24/01, ocorreu a escolha da Mesa Diretora. Já no segundo encontro, na quarta-feira, 02/02, os membros aprovaram o texto do Código de Conduta e Ética, uma das inovações deste biênio.

O atual presidente do CMS de Taboão da Serra, Márcio Eduardo Carneiro, falou sobre a aprovação do Código. “Conversamos nas duas reuniões e observei que o Conselho Municipal de Saúde de Taboão da Serra não tinha um Código de Conduta e Ética. Pesquisei bastante e encontrei um cabível ao nosso Conselho. Em reunião, coletivamente, adaptamos o conteúdo à realidade do nosso município e o texto foi aprovado. Agora temos um Código para nos guiar em prol da população taboanense”, explicou.

O Conselho Municipal de Saúde tem competência para planejar, avaliar, fiscalizar e controlar a execução das políticas públicas e das ações de saúde. “Nossa missão é cumprir a Lei Federal 8.080/1990. Além disso, querermos ouvir a população e saber o que acontece, seus problemas e trabalhar para resolvê-los”, finalizou.

Além do presidente Márcio Eduardo Carneiro, fazem parte da Mesa Diretora, a 1ª Secretária Arlete Santos Matos e o 2º Secretário Durval Toledo. Os conselheiros do biênio 2022/2024, eleitos nos segmentos Trabalhadores e Usuários, bem como seus suplentes, foram empossados durante a VII Conferência Municipal de Saúde, realizada em dezembro de 2021.

Novo colegiado CMS:

Segmento Usuários

Titulares: Josué Sousa Torres, Maria da Aguia de Araújo, Paulo de Tarso Vona, Ronaldo Tuxen, Marcelo Felipe, Maria José dos Santos, Egnaldo Costa e Edson Ramos.

Suplentes: Edzuito Nery Santana, Adalberto Santos, Cláudia Pereira de Souza, Anderson Luís de Oliveira Nascimento, Aílton Ramos, Mario dos Santos, Evânia Mendes dos Santos Silva e Patrícia Gomes Andrade.

Segmento Trabalhadores

Titulares: Durval Toledo, Ubiracy Oliveira de Souza, Juliana de Paula Polinário e Márcio Eduardo Carneiro.


Suplentes: Beatriz da Silva Melo Ribeiro, Ricardo Castro de Araújo Pereira, Patrícia Prateano Ângelo e Luciana Abreu Costa.