Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra atendeu 589 novos casos de janeiro/2021 a abril/2022

Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra atendeu 589 novos casos de janeiro/2021 a abril/2022

16/04/2022 0 Por Redação

Órgão investe em palestras para conscientizar a população, aumentar o número de denúncias e evitar que mais situações de violência aconteçam

Por Vera Sampaio

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra é responsável por realizar acolhimentos, atendimentos, orientações e encaminhamos para Rede de Apoio para as mulheres que são vítimas de violência. De janeiro de 2021 ao início de abril deste ano, o órgão atendeu 1.540 casos, dos quais 589 são novos.

Gisele Luiza Teles Almeida Moraes, coordenadora dos Direitos da Mulher da Prefeitura de Taboão da Serra, afirma que o número de denúncias cresceu muito durante a pandemia. “Nesse período de pandemia o número de agressões devido à inúmeras situações cresceu bastante e, consequentemente, aumentou também o número de mulheres que denunciam seus agressores e pedem ajuda, o que é muito bom, já que permite que as vítimas saibam que não estão sozinhas e possibilita a superação da violência”, explica. “Esse aumento que tivemos no último ano representa quase 40% dos casos que atendemos, mas acreditamos que o número de vítimas pode ser ainda maior”, afirma.

Pensando em ampliar as denúncias e evitar que tais situações aconteçam, a Coordenadoria investe em orientação. No mês de março, Gisele Almeida realizou palestras em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), entre outros órgãos. “Muitas mulheres acreditam que a violência é apenas física, quando na verdade existem muitos outros tipos, como a violência psicológica, em que o agressor faz xingamentos, ameaças, humilhações e muitas vezes não encosta um dedo nessa mulher. Então, orientar as mulheres e os profissionais que podem atender essas vítimas ainda é a melhor maneira de alertar que a violência contra a mulher é um crime, que a pessoa deve pedir ajuda e que é possível superar a situação pois não está só”, completa.

Além de acolher a mulher que é vítima de violência, a Coordenadoria realiza encaminhamentos para órgãos parceiros, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Ministério Público, o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Municipal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, entre outros, além de contar com o apoio das 2ª e 4ª Cia da Polícia Militar.

Em dezembro do ano passado, a Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra começou a realizar atendimentos e orientações através do WhatsApp (11) 95674-4165.  Todas as taboanenses podem salvar esse contato no celular e solicitar orientações quando precisarem.

Vale ressaltar que, se a mulher estiver sendo vítima de violência deve buscar ajuda imediatamente, seja com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo 190. Para denúncias existe ainda o telefone 180, número da Central de Atendimento à Mulher do Governo Federal.

O prefeito Aprígio reforça que a violência contra a mulher continuará sendo combatido. “A violência contra as mulheres, além de ser crime, é algo que não podemos tolerar. Por isso, as taboanenses  que são vítimas podem contar com o apoio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e da Guarda Civil Municipal. Continuaremos combatendo a criminalidade e violência contra as mulheres”, declara.

Impulsiona Taboão

Durante a 3ª edição da ação social Impulsiona Taboão, realizado em 26/03 na EMEF Profª. Therezinha Volpato Baro, a Coordenadoria da Mulher de Taboão da Serra marcou presentar na Sala das Coordenadorias. À ocasião, o órgão prestou orientações aos moradores, falando sobre os trabalhos que desenvolve e esclarecendo sobre os tipos de violência.

Serviço:

Coordenadoria dos Direitos da Mulher

Estrada das Olarias, 670, Jardim Triângulo

Tel.: (11) 4787-3923

WhatsApp: (11) 95674-4165

diretodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br

Guarda Civil Municipal (GCM): 153 (24h)

Polícia Militar: 190 (24h)

Central de Atendimento à Mulher: 180 (24h)