Crachás e coletes sensoriais foram entregues para os “Dogtores da Alegria” do SER de Taboão da Serra
18/11/2022Cães auxiliam no tratamento de pacientes e contribuem com a humanização da saúde pública no município
Na última segunda-feira, 07/11, a Prefeitura de Taboão da Serra entregou no Parque das Hortênsias crachás e coletes sensoriais para os cachorros da terapia do Serviço Especializado de Reabilitação (SER) do município. A ação faz parte do “Dogtores da Alegria”, projeto que auxilia no tratamento por meio da cinoterapia.
A cinoterapia é feita em conjunto com cães e desenvolve todas as demandas terapêuticas: motora, fala, emocional e social. Além disso, é notável nos que estão sob tal cuidado, entre outros benefícios, a melhora da autoestima, a diminuição da pressão arterial e da ansiedade.
A deputada Renata Abreu (Podemos) estava presente no evento e elogiou a iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra “Quero parabenizar a Prefeitura e a diretora do SER, Tatiana, pela iniciativa que faz a diferença no tratamento dos pacientes. A gente tem que replicar nos outros municípios”, conclui.
Luciane Bordini, que é adestradora comportamentalista e fundadora do “Dogtores da Alegria” evidenciou a importância dos coletes distribuídos. “Os coletes sensoriais são de extrema importância para o trabalho porque eles identificam os cães e as crianças também podem fazer trabalhos motores de psicomotricidade, colocando e tirando as letrinhas, entre outros objetos que a gente vai preparar para colocar nos coletes”. “Hoje a gente está aqui em parceria com o SER de Taboão, queria agradecer ao nosso prefeito Aprígio e ao secretário de saúde, Tarifa, pela entrega dos coletes”, finaliza.
A diretora do SER, Tatiana Abreu, também demonstrou satisfação com a novidade “Queria agradecer a Secretaria da Saúde, ao secretário José Alberto Tarifa, pela entrega desses materiais que são de suma importância para a gente ter esse trabalho maravilhoso de mais humanização na nossa saúde pública”.
O momento contou com a presença dos pacientes que são tratados através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do SER, com o diretor administrativo do serviço, Luciano Agripino, o secretário de Cultura e Turismo do município, Binho, a secretária adjunta de Habitação, Mara Pante e os vereadores Anderson Nóbrega e André Egydio.