Prefeitura de Taboão da Serra promove encontro do Programa Criança Feliz

Prefeitura de Taboão da Serra promove encontro do Programa Criança Feliz

03/09/2021 0 Por Redação

Ação na EMEF Machado de Assis teve oficinas temáticas com foco em gestação, amamentação, Saúde Mental e Primeira Infância

Por Vera Sampaio

A nova administração Prefeitura de Taboão da Serra realizou na terça-feira, 31/08, o primeiro encontro do Programa Criança Feliz. A ação ocorreu na EMEF Machado de Assis e reuniu cerca de 90 famílias que puderam participar de oficinas temáticas sobre gestação, amamentação, Primeira Infância, direitos das crianças e dos adolescentes e Saúde Mental.

O secretário de Assistência Social de Taboão da Serra, Wagner Eckstein explicou o intuito do encontro.  “O Ministério da Cidadania propôs que este mês de agosto fosse dedicado à Primeira Infância. Neste sentido, o Comitê Gestor do Programa Criança Feliz, formado pelas Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, resolveu promover esta ação, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, com atividades variadas e que favorecesse a troca de experiência e o apoio às famílias”, disse.

Segundo a coordenadora municipal do Programa Criança Feliz, Andréa Venceslau, o encontro foi positivo. “Tivemos uma manhã muito positiva e produtiva. O Programa Criança Feliz está renascendo em Taboão da Serra com o prefeito Aprígio e com o secretário Wagner Eckstein que têm um olhar atencioso e apurado”, comentou. “O Criança Feliz é um programa preventivo cuja alma está no incentivo ao brincar, na brincadeira educativa que desenvolve a criança, acolhe e desenvolve a família”, completou.

Na EMEF Machado de Assis foram montadas quatro estações, com workshops de temáticas diversas. A primeira estação era a “Oficina do Faz de Conta”. No local, estagiários do Programa Criança Feliz fizeram contação de histórias e um cantinho com brincadeiras variadas, com uso de tinta, bexiga, água, entre outros materiais.

A segunda estação teve como temática a Saúde Mental e contou com a participação de técnicos do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi). A equipe abordou assuntos ligados à Saúde Mental na Primeira Infância, na gestação, depressão pós-parto, entre outros temas.

Na terceira estação, as Secretarias de Assistência Social e de Educação promoveram o workshop “A gente não quer só comida” que teve como objetivo falar sobre os direitos das crianças, dos adolescentes e das mulheres. Também foi promovida uma palestra sobre erradicação do trabalho infantil, com foco na orientação e desmistificação.

Já a quarta e última estação teve como tema “Você não está sozinha” e tratou sobre Educação Parental e as diversas composições familiares que existem. Considerando que o mês de agosto também é dedicado à amamentação, à ocasião, foram promovidas orientações sobre aleitamento materno.

Criança Feliz

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal que tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças através da valorização da Primeira Infância. A adesão ao programa é voluntária. Em Taboão da Serra, o programa atende cerca de 400 famílias e desenvolve ações com gestantes, crianças de 0 a 3 anos e pequenos de 0 a 6 anos com comorbidades. A meta é abranger 600 famílias.

Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, as famílias participantes são acompanhadas periodicamente por equipe da Secretaria de Assistência Social. No total 30 estagiários, supervisionados pelo servidor Márcio Araújo, realizam visitas às famílias e chamadas de vídeo.

Para obter mais informações sobre o programa Criança Feliz, procure o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua região.

Serviço:

Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Ananias Carmerindo Pires, 40, Jardim Panorama
Telefone: 11 4138-8040

CRAS Clementino
Estrada Kiazemon Takeuti, 1145, Jardim Maria Luiza
Fone: 4787-9151
cras.clementino@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Monte Alegre
Rua dos Jasmins, 120 – Parque Assunção
Fone: 4786-7834
cras.montealegre@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Pirajussara
Rua Jurandir Cabelho, 452, Parque Jacarandá
Fone: 4771-6228 | 4137-2121
cras.pirajussara@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Saporito
Rua Zeicy Aparecida Nogueira Batista, 39 – Jardim Record
Fone: 4139-9106
cras.saporito@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Scândia
Rua Guilherme Busto, 130 – Jardim Scândia
Fone: 4139-8353
cras.scandia@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Trianon
Rua Luiz Antônio de Andrade Vieira, 786, Jardim Trianon
Fone: 4787-3943 | 4685-2091
cras.trianon@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Vila Sônia
Rua Elza Feres, 360, Jardim Vila Sônia
Fone: 4701-2320
cras.vilasonia@taboaodaserra.sp.gov.br

CRAS Vila Indiana
Rua Brasilina Beu, 55, Vila Indiana
Fone: 4138-2075
cras.indiana@taboaodaserra.sp.gov.br