Novo CRAS Trianon é entregue pela Prefeitura de Taboão da Serra

Novo CRAS Trianon é entregue pela Prefeitura de Taboão da Serra

10/12/2021 0 Por Redação

Centro de Referência de Assistência Social está em novo prédio, de volta à Rua Rodrigues Alves, 29, no Jardim Mafalda. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Por Vera Sampaio

O prefeito Aprígio  inaugurou na sexta-feira, 03/12, o novo prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Jardim Mafalda, o CRAS Trianon. O espaço foi construído para atender com conforto e dignidade as mais de 7.500 famílias (cerca de 20 mil pessoas), que estão referenciadas no local. A solenidade contou com a presença de vereadores e secretários municipais.

O chefe do Executivo de Taboão da Serra afirmou estar feliz em entregar o novo prédio e reforçou a importância das políticas públicas. “As políticas públicas de Assistência Social são necessárias para promover a igualdade e dar dignidade para as pessoas, principalmente as que passam por dificuldades. Estamos reconstruindo Taboão da Serra com foco em ampliar o acesso da população aos programas sociais”, destacou Aprígio.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, relembrou que os CRASs são a porta de entrada da Assistência Social no Brasil. “O CRAS é a primeira porta que se abre e recebe as famílias em situação de vulnerabilidade, que acolhe a mãe que procura ajuda para o filho que está em drogadição. É a porta que se abre para as crianças em situação de trabalho infantil, para um deficiente que está em situação de isolamento em casa ou para a família que precisa de apoio para cuidar dessa pessoa, ou um idoso que sofre com violência patrimonial. São infinitas situações que o CRAS atende”, disse.

Wagner Eckstein ressaltou ainda a importância da Administração para que sejam promovidos a justiça e o bem-estar social. “Aqui é a porta de entrada para que os técnicos, psicólogos, assistentes sociais, orientadores, administrativos, atuem para reestabelecer a convivência e o direito da pessoa que foi violentada no seu direito. Se engana quem pensa que o CRAS foi feito apenas para suprir uma necessidade física. A política de Assistência Social no Brasil avançou, graças a pessoas que tem o compromisso como o Sr. Aprígio tem, e graças aos profissionais que trabalham para garantir o direito das pessoas que estão naquele território”, completou.

Há alguns anos, o CRAS Trianon já funcionava na Rua Rodrigues Alves, 29, no Jardim Mafalda. No entanto, o prédio era pequeno visto a quantidade de famílias que são atendidas, além da necessidade de aumentar os serviços de Saúde na região. Diante disso, a Prefeitura de Taboão da Serra optou por transferir o CRAS Trianon para outro local, demolir a antiga edificação e construir um novo prédio no terreno, adequado às necessidades do território.

O novo edifício possuí mais de 1.500m² de área construída com dois pavimentos e entrada distintas para cada andar. Na parte cima funciona o CRAS Trianon, que conta com três salas de acolhimento, uma sala de cadastro, sala de arquivo, recepção, sala de reunião e de Serviços de Convivência, além de banheiros acessíveis. Já o andar debaixo abrigará um serviço de Saúde, ainda em definição pela Administração Municipal.

A assistente social e diretora do CRAS Trianon, Sueli Silva Ribeiro Carvalho, destacou a importância do retorno do equipamento para o Jardim Mafalda. “Esta é uma área bem localizada neste território de bastante vulnerabilidades. O serviço da Assistência, com um olhar fundo e largo, é realmente para amparar essa população em todas as questões sociais. Aqui são diversas as demandas, a equipe é experiente, tem este olhar, conhecimento do território, conhece os munícipes e acho que teremos ótimos resultados”, afirmou.

Estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal Carlinhos do Leme, os vereadores Dr. Ronaldo Onishi, André Egydio, Gallo, Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, Wanderley Bressan, Nezito, Enfermeiro Rodney, Joice Silva, Sandro Ayres e Érica Franquini, além dos secretários municipais Dr. Eduardo Nóbrega (Manutenção), Valdemar Aprígio (Obras), Arnoldo Landiva (Comunicação), Dirce Takano (Educação), Júnior Eckstein (Administração), Dr. Allan Mohamed (Planejamento), Mário de Freitas (Governo), Binho (Cultura), José Vanderlei dos Santos (Transportes) e José Alberto Tarifa (Saúde).

Serviço:

Novo CRAS Trianon

Rua Rodrigues Alves, 29, Jardim Mafalda

Telefone: (11) 4787-3943 ou (11) 4685-2091

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h