Educação para o Trânsito é abordada no 3º Impulsiona Taboão

Educação para o Trânsito é abordada no 3º Impulsiona Taboão

11/04/2022 0 Por Redação

Durante evento, 250 moradores que passaram pela sala da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana puderam aprender de forma lúdica sobre a importância de seguir as leis de trânsito

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra marcou presença na 3ª edição do Impulsiona Taboão. Durante o evento, passaram cerca de 250 pessoas para acompanhar de maneira lúdica as orientações sobre educação para o trânsito, com teatros de fantoches e músicas.

A apresentação faz parte do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, que tem como objetivo educar e orientar todos os públicos para serem futuros condutores e pedestres conscientes e capazes de entender e atuarem seus direitos e deveres.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, José Vanderlei dos Santos, ações para a conscientização dos munícipes serão constantes. “Desde que a Prefeitura aderiu ao Programa Laço Amarelo, estamos realizando ações para a segurança da população no trânsito. A orientação ainda é o melhor caminho para a formação de uma sociedade consciente, que respeita as leis de trânsito e cujo objetivo maior é preservar vidas”, disse.

Em 2021, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da SETRAM, aderiu ao Programa Município Laço Amarelo, do Observatório Nacional de Segurança Viária que tem como meta investir em educação para o trânsito para a redução de acidentes e mortes em vias municipais, além de formar condutores e pedestres conscientes que respeitem e pratiquem de forma adequada a legislação.

Michele Limetre, da Coordenadoria de Educação e Estatística de Trânsito (COEST), comentou sobre a sala no Impulsiona Taboão. “A participação da Secretaria de Transporte foi essencial para a população, principalmente para as crianças, para criar novas perspectivas sobre a educação para o trânsito. Todo o conteúdo abordado e materiais utilizados foram criados por nós, servidores. Recebemos convites de algumas escolas para apresentarmos esse nosso trabalho para os alunos da rede e, em breve, mais crianças poderão aprender sobre educação para o trânsito já na escola”, afirmou.

Além do trabalho voltado ao público infantil, a Secretaria de Transportes está desenvolvendo outras campanhas de conscientização, como a “Transporte Escolar Legal”, voltada à comunidade escolar. A ação contará com a distribuição de folhetos e orientações para garantir a segurança dos alunos.

Neste mês de abril, através de postagens nas redes sociais oficiais da Prefeitura, está sendo abordado o tema “Trânsito de Respeito”. O objetivo é fazer a população olhar para a cidade percebendo que é possível transitar com segurança, respeito ao próximo e claro, contribuir para um ambiente mais harmônico e agradável para todos.