Encontro de Gestores recorda investimentos da Prefeitura de Taboão da Serra na Educação

Encontro de Gestores recorda investimentos da Prefeitura de Taboão da Serra na Educação

02/06/2022 0 Por Redação

Secretaria destacou ações adotadas pelo Governo Municipal tanto para benefício dos alunos, quanto dos professores e demais profissionais da rede

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Taboão da Serra realizou nesta sexta-feira, 27/05, mais uma edição do Encontro de Gestores. A reunião ocorreu no Cemur e contou com a presença do prefeito Aprígio, vereadores, diretores e vice-diretores das escolas e creches municipais. À ocasião, a pasta apresentou uma retrospectiva do que foi feito do início da gestão em 2021 até agora, bem como dar diretrizes sobre as ações futuras para garantir ensino de qualidade para os alunos e ainda mais valorização dos profissionais.

No início do encontro os alunos dos 4.º Anos A, B e C da EMEF Cecília Meireles emocionaram a todos cantando em coral. O grupo, regido pela professora de Arte Marcia Bueno, encantou com músicas em português e em suaíli.

Na sequência, a secretária de Educação Dirce Takano recordou as ações e investimentos feitos pelo Governo Municipal para assegurar o direito à educação no período de pandemia e ainda valorizar os profissionais.

“Essa é a retrospectiva da Secretaria de Educação, para a que a gente possa agradecer ao prefeito pelas possibilidades que ele nos deu. Nós temos que agradecer ao Prefeito Aprígio e à Câmara de Vereadores, porque foram meses debruçados para que a gente pudesse fazer o estudo financeiro para viabilizar o novo piso salarial dos professores. Ambos não mediram esforços para aprovar essa Lei, não só do piso, mas também a do funcionalismo e do dissídio (reajuste anual), que há tanto tempo essa rede não tinha”, disse.

Para os alunos, a secretária elencou a entrega do Cartão Merenda na Mesa, distribuição de apostilas e disponibilização de materiais digitais no período de atividades remotas, entrega de material escolar no início do ano letivo, distribuição do kits Xô Covid para os alunos, entrega das caixas literárias para cada sala de aula, entrega dos laboratórios móveis para as Escolas de Educação Infantil (EMIs) dentre outras ações.

Já para os profissionais, Dirce Takano destacou os programas de Formação Continuada dos Docente com mais de duas mil bolsas de estudo gratuitas em pós-graduação e de Formação Específica, a distribuição de tablets para todos os professores da rede municipal, a aprovação da Lei que institui o novo piso salarial dos professores, que tornou o salário-base da Educação taboanense o maior da região, abertura de concurso público para contratar mais 120 profissionais, além dos decretos que elevaram o valor do abono salarial para algumas categorias e o reajuste anual de 10,16% concedido neste mês de maio.

A secretária recordou ainda que o Plano de Carreira do Magistério está em revisão. “Fazer a revisão do plano de carreira é outro investimento que o Prefeito Aprígio assumiu. O Plano foi feito em 2010, já tem 12 anos, têm professores que já não evoluem mais no plano de carreira, já estão no último nível, na última letra e precisamos rever para valorizar ainda mais os nossos profissionais. Pretendemos concluir a revisão no segundo semestre, para passar para a Câmara de Vereadores para que possam estudar e aprovar”, destacou.

O prefeito Aprígio reforçou o compromisso do Governo Municipal. “Aqui em Taboão da Serra a gente quer fazer um trabalho diferenciado e temos uma equipe de profissionais que são qualificados, são pessoas do bem, que querem trabalhar e precisam só que a gente dê boas condições de trabalho. Enquanto estivermos aqui vamos dar condições para vocês (professores) acompanharem a novas tecnologias, conceder os reajustes que forem necessários, bem como fazer a revisão do Plano de Carreira. Queremos que a Educação de Taboão da Serra seja referência para os municípios da região, pelo respeito e valorização aos profissionais, que com certeza irá refletir em sala de aula no aprendizado dos nossos alunos”, disse.

Participaram o encontro a vice-presidente da Câmara Municipal Érica Franquini, a vereadora Joice Silva, os vereadores Anderson Nóbrega, Alex Bodinho, André da Sorriso, Marcos Paulo – Paulinho, Enfermeiro Rodney, os secretários Arnoldo Landiva (Comunicação), José Vanderlei Santos (Transportes e Mobilidade Urbana) e o ex-secretário de Manutenção Dr. Eduardo Nóbrega.