Entenda o que é NFC e quais são seus principais usos
26/05/2023Tecnologia permite a troca de dados entre dois dispositivos próximos
Por Ana Luiza Pedroso – Mundo Conectado
Cada vez mais o NFC é uma realidade no dia a dia. A maioria das máquinas de cartão já aceita o pagamento por aproximação e, em contexto de pandemia, é até preferível fazer o uso. Como é uma tecnologia relativamente recente — apesar de ter surgido na primeira década dos anos 2000 — muitas pessoas ainda não entendem como ela funciona e quais seus benefícios. Vamos falar um pouco mais sobre o que é essa novidade, além de destacar seus principais usos, para além de pagar contas.
A tecnologia está mais inserida no seu cotidiano do que você imagina. Como é um processo simples, que otimiza muitas funções, o NFC já é usado para abrir portas, pagar contas, bater o ponto no trabalho, entre muitas outras funções. Entenda como isso acontece.
O que é NFC
NFC é a sigla para Near Field Communication, podendo ser traduzido como “campo de comunicação próximo”. Isso significa que são dispositivos que conseguem trocar informações por proximidade, algo como já acontece com o Bluetooth ou Wi-Fi, por exemplo. A diferença é que o campo é muito menor e a conexão estabelecida é muito mais segura, por integrar apenas dois dispositivos.
Quem já viu o pagamento sendo feito por NFC, deve ter percebido que o cartão colocado próximo ao espaço indicado é o suficiente para todo o processo ser feito em segundos. O recurso contactless (sem contato) permite a conexão entre dois dispositivos de forma bastante segura e eficiente. Estamos falando em cartões apenas para exemplificar, mas há diversas outras formas de uso da tecnologia.
Imagine um restaurante e uma distância de metros entre as mesas. Quando um garçom está fazendo a cobrança de um pedido ao lado, o seu cartão ou smartphone entende que é para você. Isso poderia causar inúmeros problemas e inviabilizaria o uso para pagamentos, por exemplo. Isso é algo que não ocorre devido a necessidade dessa proximidade.
Hoje o NFC já pode ser encontrado em smartphones, relógios e nos cartões de débito e crédito, com diversos bancos já aderindo a novidade. Diversas fabricantes como Samsung, Apple e a própria Google oferecem opções de pagamentos próprias, que fazem uso do NFC.
É possível realizar compras com smartwatches, smartphones e outros dispositivos inteligentes. Para isso, é preciso apenas aproximar o aparelho em questão do símbolo do NFC presente na maioria das máquinas de cartão atualmente. Pronto. Em segundos os dados são repassados, a conta é enviada ao seu cartão de preferência e o produto está pago.
Cartões NFC podem ser usados para abrir portas, pagar a passagem do transporte público, sair de estacionamentos, entre outras funções. Já é possível encontrar a tecnologia inserida em crachás, que dão acesso a áreas privadas de alguma grande empresa, por exemplo. O mesmo para tags de prédios, abrir cancelas, para entrar em salas de cinema ou em shows.
Como se trata de uma tecnologia segura, que obriga que o usuário esteja próximo ao local, é possível explorar para uma série de funções. Ou seja, sempre que a comunicação entre dois dispositivos precisa ser feita, o NFC pode ser usado para auxiliar no processo.
Algumas possibilidades de uso do NFC:
- Cartões de crédito e débito
- Crachás de funcionários
- Cartões de estacionamento
- Ingressos para shows, peças, cinema, etc
- Informações de localização em cidades turísticas, ou museus, shoppings, etc
- Tags (comuns para abrir portas de condomínios e prédios)
- Substituir chaves de carros e casas
O uso de Tags se popularizou nos últimos anos. Eles são pequenos chaveiros, em formato de etiqueta. São muito usados para abrir a porta principal de prédios e condomínios. O morador aproxima o dispositivo em sua chave ao local indicado no interfone, geralmente, ou em outro equipamento dedicado. Essa comunicação é feita via NFC.