Ação Social Impulsiona Taboão beneficiou moradores do Jd. Trianon com diversos serviços e programas

Ação Social Impulsiona Taboão beneficiou moradores do Jd. Trianon com diversos serviços e programas

18/12/2021 0 Por Redação

No próximo ano, o Governo Municipal dará continuidade ao projeto e o objetivo é levar a ação para todos os bairros

Por Renata Gomes

Cerca de três mil pessoas passaram durante todo o sábado, 11/12, na 2ª edição da Ação Social Impulsiona Taboão, promovida na EMEF Profª. Ester Cordeiro de Souza, beneficiando os moradores do Jardim Trianon e região.

Idealizado pelo prefeito Aprígio, a Ação Social Impulsiona Taboão tem o objetivo de levar para os bairros os serviços e programas da Prefeitura em diversas áreas. 

O destaque da Ação, foi a entrega das escrituras definitivas para mais de 100 moradores dos bairros Jardim Primavera, José Mielle, Sítio das Madres II, III e IV, Jardim Nova Esperança, Jd. Comunitário e Jd. Saint Moritz.

Aprígio destacou as décadas que as famílias esperavam pelo momento de receber o documento que garante a posse de seus lares.

“Tem pessoas que estão há 40 anos esperando esse sonhado documento. E antes eram entregues documentos eleitoreiros. Essa é uma escritura definitiva, registrada no Cartório de Imóveis. Ninguém pode dizer agora, usar politicamente, dizendo que vão demolir para pedir voto depois”.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias, destacou o compromisso da gestão com a política habitacional. “Em novembro, na primeira edição do Impulsiona Taboão, entregamos no Jardim Mituzi mais de 40 títulos de propriedade e hoje mais de 100 famílias estão sendo contempladas. O Programa de Regularização Fundiária é prioridade para o nosso prefeito e vamos avançar levando esse direito”.

Para o secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, o Impulsiona Taboão é a cara do Governo Aprígio. “Este é um governo do povo, que dialoga com a população e estamos presentes nas ruas. Estamos  trazendo os serviços que a população merece”.

Moradora do Jardim Record, Tatiane Moreira elogiou a ação. “Todos os envolvidos nesta ação estão de parabéns. Hoje aproveitei para atualizar o meu cadastro no Auxílio Brasil e também vou levar minhas crianças para fazer as atividades”.

Aline Ferreira Santos, do Jardim Trianon, avaliou a ação como positiva. “Fiquei sabendo que ia ter esse evento através da escola e achei muito interessante, pois aqui é uma região que tem muitas pessoas carentes que vi saindo com roupas e alimentos.

Outro ponto é que muitos não tem condição de levar as crianças para passear e aqui tem muitas atrações para elas se divertirem. Estão todos de parabéns”.

De acordo com dados da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, o Banco de Alimentos Municipal entregou mais de 400 kits de alimentos, além de 120 kits de doces para as crianças. Foram feitos 66 Cadastros Únicos (inserções e atualizações).

Do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foram abordadas e distribuídos mais de 250 panfletos com orientações, formas de prevenção, riscos e os canais de denúncia. Do serviço de acolhimento psicossocial foram realizados 10 atendimentos.

O Programa Criança Feliz fez 48 atendimentos e destes 26 estavam elegíveis para o programa. O Fundo Social de Solidariedade prestou 120 atendimentos no Varal Solidário, com a doação de roupas, além da doação 130 brinquedos e 125 latas de leite de cabra.

A Secretaria de Saúde aplicou mais de 150 doses de vacinas, fez 135 procedimentos de aferição de pressão e 80 de dextro. Também foram realizados também 80 testes rápidos de Covid-19.

Na sala da Secretaria de Educação, mais de 375 crianças participaram das ações de desenho, leitura, atividades lúdicas, laboratório móvel e seis pessoas fizeram inscrição para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Procon Municipal realizou a abertura de 10 reclamações e dezenas de pessoas passaram no stand para tirar dúvidas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda realizou 65 cortes de cabelos, 26 procedimentos de design de sobrancelha, criação de 26 currículos e mais 24 orientações, duas carteiras de trabalho digitais foram emitidas e seis atendimentos foram prestados através do Sebrae.

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana atendeu mais de 300 crianças que participaram de uma ação educativa, com apresentação do semáforo, ensinamentos sobre o ciclo semafórico e a importância de prestar atenção ao atravessar a rua.

Também foram realizados jogos educativos de memorização da sinalização, pintura de desenhos sobre trânsito, apresentação de algumas placas de trânsito e de forma criativa, os pequenos realizavam corrida com carrinhos de papelão e os participantes receberam uma habilitação mirim.

Lutas, dança, palhaço, pintura de rosto também envolveram o público presente na Ação realizadas pelas secretarias de Esporte e de Cultura.

Além das Secretarias, a Coordenadoria da Mulher participou do Impulsiona Taboão levando informações para as mulheres sobre violência doméstica e a rede municipal de apoio.

Participaram do evento os vereadores Carlinhos do Leme (presidente da Câmara Municipal), Ronaldo Onishi, Érica Franquini, Anderson Nóbrega, Joice Silva, Luzia Aprígio, Nezito, Alex Bodinho, André Egydio, Gallo e Sandro Ayres.