IPS mostra que doze das vinte cidades com piores qualidades de vida estão no Pará

IPS mostra que doze das vinte cidades com piores qualidades de vida estão no Pará

31/05/2025 0 Por José Carlos

O Índice do Progresso Social, mediu pelo segundo ano consecutivo a qualidade de vida dos brasileiros, do ponto de vista social e ambiental. O levantamento leva em consideração três aspectos, necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidade.

Organizados em doze componentes que são; nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior.

E nesse segundo levantamento, o Pará chamou atenção, das vinte cidades que aparecem no ranking com as piores qualidades de vida, doze são do estado. A capital Belém que será a sede da próxima COP, aparece na 22° entre as capitais.

Das dores cidades estão; Jacareacanga, Bannach, Trairão, Pacajá, Portel, São Félix do Xingu, Anapu, Cumaru do Norte, Uruará, Santana do Araguaia, São João do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.

O mau desempenho também aparece na segmentação por número de habitantes. O estado lidera o ranking de piores municípios no grupo de até 5 mil habitantes (Bannach), entre 20 e 100 mil (Jacareacanga), entre 100 mil e 500 mil (Altamira) e acima dos 500 mil (Ananindeua). Apesar de não ter o pior município no recorte entre 5 mil e 20 mil habitantes, 4 entre as 10 piores cidades desta faixa são paraenses.

Belém, anfitriã da conferência, ficou na 22ª colocação entre as capitais, à frente de Rio Branco, Salvador, Maceió, Macapá e Porto Velho.

O Pará concentra ainda doze das vinte cidades com pior pontuação na edição atual. São elas: Jacareacanga, Bannach, Trairão, Pacajá, Portel, São Félix do Xingu, Anapu, Cumaru do Norte, Uruará, Santana do Araguaia, São João do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.

O desempenho ruim também aparece na segmentação por número de habitantes. O estado lidera o ranking de piores municípios no grupo de até 5 mil habitantes (Bannach), entre 20 e 100 mil (Jacareacanga), entre 100 mil e 500 mil (Altamira) e acima dos 500 mil (Ananindeua). Apesar de não ter o pior município no recorte entre 5 mil e 20 mil habitantes, 4 entre as 10 piores cidades desta faixa são paraenses. 


Descubra mais sobre Notícias de Todos

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.