
IPS mostra que doze das vinte cidades com piores qualidades de vida estão no Pará
31/05/2025O Índice do Progresso Social, mediu pelo segundo ano consecutivo a qualidade de vida dos brasileiros, do ponto de vista social e ambiental. O levantamento leva em consideração três aspectos, necessidades humanas básicas, fundamentos de bem-estar e oportunidade.
Organizados em doze componentes que são; nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso ao conhecimento básico, acesso à informação e comunicação, saúde e bem-estar, qualidade do meio ambiente, direitos individuais, liberdades individuais e de escolha, inclusão social e acesso à educação superior.
E nesse segundo levantamento, o Pará chamou atenção, das vinte cidades que aparecem no ranking com as piores qualidades de vida, doze são do estado. A capital Belém que será a sede da próxima COP, aparece na 22° entre as capitais.
Das dores cidades estão; Jacareacanga, Bannach, Trairão, Pacajá, Portel, São Félix do Xingu, Anapu, Cumaru do Norte, Uruará, Santana do Araguaia, São João do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.
O mau desempenho também aparece na segmentação por número de habitantes. O estado lidera o ranking de piores municípios no grupo de até 5 mil habitantes (Bannach), entre 20 e 100 mil (Jacareacanga), entre 100 mil e 500 mil (Altamira) e acima dos 500 mil (Ananindeua). Apesar de não ter o pior município no recorte entre 5 mil e 20 mil habitantes, 4 entre as 10 piores cidades desta faixa são paraenses.
Belém, anfitriã da conferência, ficou na 22ª colocação entre as capitais, à frente de Rio Branco, Salvador, Maceió, Macapá e Porto Velho.
O Pará concentra ainda doze das vinte cidades com pior pontuação na edição atual. São elas: Jacareacanga, Bannach, Trairão, Pacajá, Portel, São Félix do Xingu, Anapu, Cumaru do Norte, Uruará, Santana do Araguaia, São João do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.
O desempenho ruim também aparece na segmentação por número de habitantes. O estado lidera o ranking de piores municípios no grupo de até 5 mil habitantes (Bannach), entre 20 e 100 mil (Jacareacanga), entre 100 mil e 500 mil (Altamira) e acima dos 500 mil (Ananindeua). Apesar de não ter o pior município no recorte entre 5 mil e 20 mil habitantes, 4 entre as 10 piores cidades desta faixa são paraenses.
Descubra mais sobre Notícias de Todos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.