
Lei Joca : Senado aprova projeto
24/04/2025
O Senado aprovou o projeto de lei, que cria normas para o transporte aéreo de animais domésticos. A proposta recebeu o nome de “lei joca” , em homenagem ao labrador que faleceu que faleceu em abril do ano passado, devido falhas da companhia área GOL.
O projeto teve aprovação na Câmara dos deputados em maio do ano passado, e depois que chegou no Senado, passou por revisões no texto, e só agora vai para votação. Agora o texto volta para os deputados para nova análise. E depois vai para o presidente Lula sancionar ou não a lei.
Principais pontos do projeto :
Entre os requerimentos estão, a implementação de dispositivos como parte do marco legal que disciplina as companhias áreas do país, a contribuírem para que o transporte de cães e gatos ocorra de forma mais segura, e permitirá que os operadores planejem e ofertem serviços adequados
para o público “pet”.
Além de obrigar companhias áreas a oferecerem transporte de cães e gatos na cabine, com rastreamento e veterinário em aeroportos de grande porte. Estender normas a todas as espécies domésticas, e a fixação dos animais na aeronave (como cinto de segurança).
Terão regras de indenização em caso de morte ou danos no animal. Cuidados mínimos e prazo para reembarque em caso de extravio.
Regulamentar transporte internacional, definindo requisitos sanitários, peso máximo e conduta dos tutores. Alterar o Código Brasileiro de Aeronáutica para incluir regras específicas sobre transporte de animais.
O texto final, estabelece a obrigatoriedade do serviço de transporte de cães e gatos, desde que respeitadas as condições de segurança do voo, garantindo também o rastreamento e bem estar dos animais mesmo quando transportados fora da cabine.
E prevê a responsabilidade objetiva das companhias aéreas em caso de óbito, além da presença de pessoas capacitadas para lidar com animais.
Descubra mais sobre Notícias de Todos
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.