Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, morre aos 94 anos
07/01/2022Causa da morte não foi informada. Ator também é conhecido por seus trabalhos em ‘Ao Mestre, com Carinho’ e ‘Adivinhe Quem vem para Jantar’
Sidney Poitier, primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, morreu aos 94 anos. A morte foi anunciada nesta sexta-feira (7), mas causa e local não foram informados.
Poitier levou o Oscar por seu trabalho em “Uma Voz nas Sombras”, em 1963. “A viagem foi longa para chegar aqui”, disse emocionado ao receber a estatueta.
O ator também é conhecido pelos filmes “Ao Mestre, com Carinho”, “Adivinhe Quem vem para Jantar” e “No Calor da Noite”, todos lançados em 1967.
Em “Adivinhe Quem Vem Para Jantar”, ele interpreta o noivo de uma jovem burguesa branca que o apresenta a seus pais, um casal de intelectuais que se acreditam ter a mente aberta. O encontro foi um choque, e o resultado é um grande filme sobre o racismo da época.
Como diretor, Poitier trabalhou com seu amigo Harry Belafonte e Bill Cosby em “Aconteceu num Sábado”, de 1974, e Richard Pryor e Gene Wilder em “Loucos de Dar Nó”, de 1980.
Poitier, que era um dos últimos astros vivos da Era de Ouro de Hollywood, foi homenageado pela Academia em 2002, recebendo o Oscar pelo Conjunto da Obra, por sua contribuição ao cinema.
Sua última aparição no Oscar foi em 2014, quando apresentou o prêmio de Melhor Diretor ao lado de Angelina Jolie. Na ocasião, o ator foi ovacionado de pé pelos presentes.