Musicoterapia será o novo serviço oferecido pela Prefeitura de Taboão da Serra

Musicoterapia será o novo serviço oferecido pela Prefeitura de Taboão da Serra

21/05/2022 0 Por Redação

Serviço Especializado em Reabilitação (SER) em breve trará terapia inovadora com benefícios para diversos públicos

Um novo tipo de terapia está chegando ao Serviço Especializado em Reabilitação (SER) Taboão, a musicoterapia. Na sexta-feira, 06/05, aconteceu a primeira sessão, que teve como público crianças entre 2 e 3 anos.

Durante o encontro, os pais se sentaram no chão com as crianças enquanto as terapeutas cantam músicas infantis. Todos acompanharam as canções tocadas no violão, com voz, uso de chocalhos e outros instrumentos que iam sendo introduzidos no ambiente, como pandeiros e tambores. Enquanto se divertiam, as crianças e seus familiares conheceram na prática os diversos benefícios da musicoterapia.

A fisioterapeuta e diretora do SER, Tatiana Abreu, afirmou que a equipe do Serviço Especializado em Reabilitação está sempre preocupada em trazer inovações e que a musicoterapia foi escolhida por ter resultados cientificamente comprovados na áreas motora e principalmente na fonoaudiológica.

“A gente tem uma demanda muito grande desses pacientes aqui, então, assim como a terapia assistida por animais, estamos trazendo a musicoterapia, como uma terapia complementar dos nossos atendimentos aqui no SER, porque a gente acredita em um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor”, afirmou Tatiana.

A musicoterapeuta do Instituto do Tratamento do Câncer Infantil (ITACI), Amanda Santos Costa afirmou que “essa terapia auxilia na coordenação motora e trabalha com a sonoridade, que é algo com o qual pessoas autistas são muito sensíveis”, disse.

Já a estudante de musicoterapia que auxiliará Amanda Costa durante as sessões, Tiffany Helena da Silva, falou a respeito do público para quem a terapia é voltada. “Os benefícios variam de acordo com a necessidade de cada paciente, mas a musicoterapia pode ser indicada para todo mundo”, contou.

O Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa informou que “o objetivo do Governo do prefeito Aprígio é trazer cada vez mais inovação e terapias complementares que auxiliem no tratamento e recuperação da saúde de nossos pacientes, e a musicoterapia é uma delas. Esta nova terapia ainda está em fase de testes, mas trabalhamos para que comece a ser oferecida em breve para mais pessoas”.

Serviço:
SER – Serviço Especializado em ReabilitaçãoEstrada das Olarias, 670, Jardim Triangulo
(11) 4137-6363

Secretaria Municipal de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção
(11) 4788-5600

Gabrielle Schmidt, sob a supervisão de Vera Sampaio