Opinião: Dizer não a sua história é vergonha maior do que o fato em si

Opinião: Dizer não a sua história é vergonha maior do que o fato em si

20/04/2022 0 Por Redação

Sessões gravadas pelo Superior Tribunal Militar, entre 1975 e 1985, mostra visão dos militares em acusação de crimes hediondos contra agentes da ditadura

A revelação de áudios do tribunal militar sobre cessões de tortura entre as décadas de 70 e 80 do século passado são uma importante revisão histórica.

Todos os fatos comprovados só corroboram para afirmar o quão cruel foi o período.

Triste são os militares acharem que revelar isto é um ataque a instituição e muito pelo contrário. É a certeza de demonstrar a mudança nas forças armadas.

Mas infelizmente, as forças armadas, ainda possuem centenas de ditadores em suas linhas, não refletindo a realidade da maioria da instituição.

Até devido a postura lamentável do atual presidente da República, está minoria defensora do ódio, ganhou força dentro das forças armadas.

Reconhecer os erros, repassar as gerações futuras estes para que não volte a acontecer é um passo importante para o fortalecimento das instituições.

Por isso é tão importante a revelação destes fatos. Fortalecer os tribunais e as forças armadas como ferramentas da democracia é um passo valoroso e o reconhecimento das mazelas de nossa história é o mais nobre e digno ato em prol da democracia, ainda mais em tempos onde o ódio e a