Taboão da Serra realiza Plenária Municipal de Saúde Mental em 23/02
19/02/2022Encontro que antecede Conferência Regional será realizado às 8h, na Faculdade FECAF, na Avenida Vida Nova, 166 – Jardim Maria Rosa
Após 12 anos da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, a V Conferência está agendada para acontecer até o final do ano. Diante disso, a Prefeitura de Taboão da Serra irá promover a Plenária Municipal de Saúde Mental. Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 23/02, na Faculdade FECAF, às 8h, com o tema: “A política de saúde mental como direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Será um encontro aberto ao público e destinado a promover discussões sobre conquistas, avanços e desafios enfrentados nas políticas de saúde mental, em consonância a atuação da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileiro, que foi um momento de consolidação de garantia de cidadania e inclusão dos direitos das pessoas com transtornos mentais.
Para o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, esse é um novo passo em direção à proteção de pessoas que sofrem com problemas mentais.
“A realização da Plenária Municipal, etapa regional e a Conferência Nacional de Saúde Mental, são passos essenciais que damos em direção a liberdade e apoio territorial às pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental”, explicou. “Convido a todos os taboanenses que desejam, a participar da Plenária, será um momento para discussões, para ouvir e compartilhar ideias em prol da Saúde Mental. Coloque sua máscara e participe”, finalizou.
Além das discussões, na Plenária Municipal serão indicados os 24 delegados que representarão Taboão da Serra, nos dias 11 e 12 de março, na Conferência Regional que será realizada entre os municípios da região dos mananciais, que incluem Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista. Os delegados serão eleitos por segmento, sendo 12 usuários, seis gestores e seis trabalhadores da Saúde.
Vanini Mandaj, coordenadora de Saúde Mental de Taboão da Serra, explicou sobre a importância da Plenária Municipal.
“A IV Conferência foi em 2010, esperamos 12 anos por essa convocação, a plenária irá nos fazer refletir sobre as políticas públicas de saúde mental, nossas ações, conquistas e desafios, levando em consideração a Reforma Psiquiátrica Brasileira que estabelece a mudança de paradigma na saúde mental que antes tratava as pessoas com transtornos psiquiátricos de forma hospitalocêntrica, nos chamados manicômios. Após a Reforma e a consolidação na Lei 10216 de 2001, passamos a um cuidado psicossocial cuidando dessas pessoas de forma integral e em liberdade, garantindo atendimentos em seus territórios de moradia e com as suas famílias e comunidade”, comentou.
O evento será organizado em quatro eixos de discussões principais que decorrem desde a garantia de direitos à cidadania até os impactos na saúde mental da população.
Confira os eixos de atuação:
1. Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania
2. Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia dos serviços de saúde mental
3. Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade
4. Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia
Serviço:
Plenária Municipal de Saúde Mental
Quando? 23/02, às 8h
Onde? Faculdade FECAF – Avenida Vida Nova, 166- Jardim Maria Rosa