Prefeitura de Taboão da Serra realiza 1ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor Participativo

Prefeitura de Taboão da Serra realiza 1ª Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor Participativo

13/12/2023 0 Por Redação

Munícipes puderam participar e fazer sugestões no encontro que visa atualização de lei para o desenvolvimento e crescimento da cidade

Por Marcela Virgulino, sob a supervisão de Vera Sampaio e Renata Gomes

A 1° Audiência Pública de Revisão do Plano Diretor Participativo de Taboão da Serra ocorreu no sábado, dia 25/11, durante a ação social Impulsiona Taboão, na EMEF Machado de Assis. Parte importante do processo de revisão, a audiência pública foi um momento de escuta acerca dos problemas da cidade para atualização da Lei Complementar n° 132/2006. O processo de revisão do marco legal conta com o apoio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Além da Audiência Pública, a Prefeitura realiza outras ações complementares para garantir a participação dos cidadãos taboanenses. A Caravana Participativa teve como objetivo visitar as dez regiões da cidade para compreender a totalidade do território municipal e as oficinas tiveram o intuito de ouvir os servidores públicos e os diversos segmentos da sociedade civil.

Antes da Audiência de Revisão do Plano Diretor Participativo, ocorreu a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (COMDUMA), que possui papel importante na elaboração e acompanhamento da política de Desenvolvimento Urbano.

O Prefeito Aprígio falou sobre a importância da atualização do Plano Diretor Participativo e da retomado COMDUMA. “Pretendemos continuar com mais audiências para pensar conjuntamente com a população, a construção em uma cidade mais estruturada em relação as questões físicas, ambientais, econômicas e sociais. Parabenizo os novos integrantes do Conselho e conto com vocês para continuarmos reconstruindo nossa cidade, vamos investir no que pudermos e em todas as áreas”, explicou.

“Tivemos a 1ª Audiência Pública do Plano Diretor Participativo, com apoio da FESPSP,  importante do processo de revisão do nosso marco regulatório, processo de revisão que se iniciou ano passado, de forma interna, e é uma diretriz importante que a gente vem pautando desde o início desse Governo. O objetivo é atualizar o planejamento da cidade para os próximos 10 anos a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e da Agenda 2030, dos instrumentos urbanísticos e ambientais para que possamos reconstruir essa cidade de forma harmoniosa e pactuada com a sociedade”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA), Nílcio Regueira Dias.