Quando uma história acorda, nasce um livro!
27/04/2022Literatura e tecnologia se conectam em lançamento de Léia Cassol para revelar as etapas da produção de uma obra às crianças
Personagens conhecidos da literatura se reúnem para uma importante missão: mostrar às crianças como nasce um livro. Em Quando uma história acorda, a escritora e especialista em contação de histórias Léia Cassol usa tecnologia de realidade aumentada e convoca nomes queridos dos pequenos, como Bela Adormecida e Visconde de Sabugosa, para apresentar as etapas que envolvem o processo.
Com a ajuda dos amigos da estante, a Menina do Cabelo Roxo – protagonista que dá nome à coleção infantil da Editora Cassol – cria um livro desde o começo até chegar ao evento de lançamento, com direito a sessão de autógrafos.
Enquanto a história é apresentada em texto literário com rimas, a tecnologia entra ao longo da leitura de forma mais didática, com vídeos de profissionais da área “escondidos” na tartaruga Miguela. Para ativá-los, basta baixar o app do livro e apontar a câmera para a personagem.
Para a autora Léia Cassol, com outros 80 títulos publicados, a obra chega para mostrar que o livro impresso e o digital podem andar lado a lado, e um não precisa substituir o outro. “A realidade aumentada veio para somar, mas a melhor parte é que não funciona sem o livro físico, é preciso dele para assistir aos vídeos no celular”, explica.
Indicado para crianças da segunda infância, professores e educadores de todas as categorias, Quando uma história acorda encanta pela união da didática e ludicidade. As ilustrações de Vanessa Alexandre reforçam, de forma divertida, o recurso tecnológico e a função da metalinguagem.
FICHA TÉCNICA
Título: Quando uma história acorda
Coleção: A Menina do Cabelo Roxo
Autora: Léia CassolEditora: Cassol
Ilustradora: Vanessa AlexandreISBN: 978-65-89214-15-1
Páginas: 24 páginas
Formato: 23×26 cm
Preço físico: R$ 48,80
Link de venda: Editora Cassol
Sobre a autora:
Léia Cassol é escritora há 25 anos, com mais de 80 livros infantis e infantojuvenis lançados. Estudante de pedagogia, entrou para o universo da literatura ainda pequena pelas histórias que o pai lhe contava. Aos 16 anos foi morar em Porto Alegre (RS), onde começou a trabalhar em editoras. Como sempre leu muito e fazia feiras de livros em escolas, se especializou e tornou-se uma boa contadora de histórias para crianças. Foi premiada como Destaque Cultural da Semana Farroupilha da capital gaúcha e, também, como Destaque Expositor Infantojuvenil na Feira do Livro de Porto Alegre.
Redes sociais:
Instagram: @leiacassolescritora
Facebook: @leiacassol
Youtube: leiacassolescritora
Site: www.leiacassol.com