Sebrae Aqui de Taboão da Serra auxilia MEIs a realizarem a Declaração Anual 2022

Sebrae Aqui de Taboão da Serra auxilia MEIs a realizarem a Declaração Anual 2022

19/02/2022 0 Por Redação

Micro Empreendedores Individuais podem solicitar auxílio pessoalmente na Rua Cesário Dau, 535, no Jardim Maria Rosa ou através do WhatsApp (11) 95336-9278. Documento precisa ser enviado até 31/05 para a Receita

Por Vera Sampaio

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já podem entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O documento é obrigatório para todos os MEIs, independente do faturamento obtido em 2021 e deve ser enviado até o dia 31/05, através do portal www.gov.br, na aba de Empresas e Negócios. O MEI que não enviar a declaração dentro do prazo será multado.

Em Taboão da Serra, o MEI pode contar com o auxílio do Sebrae Aqui para realizar a declaração. “Na Secretaria de Desenvolvimento temos um posto de atendimento do Sebrae Aqui, onde os MEIs poderão tirar dúvidas sobre o funcionamento do próprio negócio e ainda contar com a ajuda da equipe para realizar a Declaração Anual do Simples Nacional, sem custo algum”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Wanderley Bressan.

O posto do Sebrae Aqui de Taboão da Serra está localizado na Rua Cesário Dau, 535, no Jardim Maria Rosa e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço também realiza orientações através do WhatsApp (11) 95336-9278.

Lívia Macedo, agente de atendimento que atua na parceria entre a prefeitura e o Sebrae Aqui, esclarece que a declaração anual é obrigatória para todos os MEIs, até mesmo para aqueles que não emitiram notas fiscais. “Umas das principais dúvidas do MEI  sobre a Declaração Anual é se ela somente deve ser entregue se for emitida nota fiscal. A resposta é não. Todo MEI tem a obrigação de declarar, independente do  faturamento ou ter emitido nota fiscal”, explica. “Então é importante que ele informe na declaração o seu faturamento bruto, ou seja, o quanto recebeu trabalhando em 2021, seja através da emissão de notas fiscais, extratos bancários, vendas feitas por boletos, cartões ou dinheiro em espécie”, comenta.

A Declaração Anual do Simples Nacional deve ser realizada todos os anos, de janeiro a 31 de maio. Se o MEI não fizer a declaração no prazo, precisará pagar uma multa para a Receita Federal, através de uma DARF (Documentação de Arrecadação de Receitas Federais). Além de ficar inadimplente, o MEI que não fizer a declaração anual não consegue emitir boletos, obter certidão negativa de débitos junto à Receita Federal, estados e municípios e ainda pode ter restrições na obtenção de empréstimos.

Serviço:
Declaração Anual MEIs (DASN-SIMEI) – Até 31/05/2022

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Posto Sebrae Aqui
Rua Cesário Dau, 535, Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4788-7888 / WhatsApp: (11) 95336-9278
sebraeaqui@ts.sp.gov.br