Secretaria de Saúde de Taboão da Serra reúne responsáveis pelas UBSs para trocar experiências
16/12/2022A partir dos cases de sucesso de cada unidade, município vai fornecer dados para a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Por meio da Secretaria de Saúde (SMS), a Prefeitura de Taboão da Serra promoveu um ciclo de depoimentos de trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre a Atenção Primária. A ação aconteceu no último dia 08/12 em um dos auditórios da Faculdade FECAF. O projeto é pautado pela Política Nacional de Humanização (PNH) em parceria com o Governo do Estado.
O evento foi destacado pela troca de experiências dos dirigentes de cada uma das 13 UBSs de Taboão da Serra, que compartilharam cases de sucesso na Atenção Primária, além de contar com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que foram coletar informações sobre o serviço de saúde do município.
De acordo com a Coordenadora da Atenção Primária, Danielle Mota, tal ato vai impactar na qualidade do atendimento. “As unidades estão aqui apresentando as boas práticas, os cases de sucesso, pensando sempre no cuidado centrado no paciente, buscando melhoria, porque cada território tem um perfil epidemiológico diferente”, diz.
“A Atenção Primária exige dos trabalhadores um olhar acolhedor pelo paciente, vê-lo como um todo e não como uma doença, porque ele tem outras demandas também”, finaliza.
O responsável pela SMS, José Alberto Tarifa, afirma que é dever da Secretária continuar com práticas do gênero. “Precisamos seguir com esse trabalho de trazer melhorias para a saúde pública, já que essa sempre vai ser nossa prioridade”, declara.
Segundo o Prefeito Aprígio, o governo municipal atua de várias formas para que toda UBS local atenda da melhor forma. “Além da preocupação com a capacitação dos profissionais, propiciando um atendimento mais humanizado, também melhoramos os espaços através de reformas, como a da UBS Silvio Sampaio, que será ampliada na reforma que está em andamento”, afirma.