Taboão da Serra/SP: Primeiro turno definido e renovação de 30% da câmara renovada
08/10/2024Aprígio, atual prefeito e Daniel disputam o segundo turno e teremos 4 vereadores novos na Câmara Municipal
Concluído o primeiro turno e com a definição entre Daniel(União) e Aprígio(Podemos), vamos apresentar os resultados para a Câmara Municipal
O resultado final da eleição proporcional em Taboão da Serra trouxe uma renovação de 30,7% nos nomes dos vereadores. Das 13 cadeiras disponíveis, quatro serão ocupadas por novos parlamentares. Dos 11 vereadores que buscaram a reeleição, nove conseguiram manter seus cargos.
Durante o período de fechamento dos partidos, duas mudanças já eram esperadas na Câmara Municipal. O presidente da Casa, André Egydio, optou por não concorrer a nenhum cargo, enquanto a vereadora Érica Franquini se candidatou como vice na chapa de Engenheiro Daniel.
Entre os vereadores que não foram reeleitos estão Alex Bodinho, que obteve uma votação expressiva de 4.016 votos, mas ficou como primeiro suplente do PDT, que conquistou apenas duas cadeiras. Luzia Aprígio, com 2.770 votos, também não foi reeleita, ocupando a primeira suplência do Podemos.
Por outro lado, quatro novos vereadores assumirão seus cargos em 1º de janeiro de 2025. Najara Costa (PCdoB), Donizete (PSDB) e Didio (PP) serão empossados pela primeira vez. Bressan, que recebeu 5.768 votos, também tomará posse, embora já tenha ocupado uma cadeira temporariamente em 2021.
A nova composição da Câmara Municipal de Taboão da Serra contará com uma mulher a menos. Atualmente, três mulheres ocupam cargos no parlamento. Com a derrota de Dona Luzia e a saída de Érica Franquini para disputar a vice-prefeitura, apenas Joice Silva (PSD) foi reeleita. A chegada de Najara Costa manterá a representação feminina na Casa.
- Wanderley Bressan (PDT) – 5.768 votos
- Sandro Ayres (Republicanos) – 4.938 votos
- Enfermeiro Rodney (Podemos) – 4.274 votos
- Marcos Paulo (União Brasil) – 4.210 votos
- Celso Gallo (PDT) – 4.104 votos
- Anderson Nóbrega (PSD) – 4.102 votos
- Nezito (Podemos) – 3.711 votos
- Ronaldo Onishi (União Brasil) – 3.681 votos
- Didio (PP) – 3.613 votos
- Carlinhos do Leme (MDB) – 3.474 votos
- Najara Costa (PCdoB) – 2.911 votos
- Joice Silva (PSD) – 2.747 votos
- Donizete (PSDB) – 2.375 votos