Programa ‘Integra Taboão’ é lançado pelo Governo Municipal

Programa ‘Integra Taboão’ é lançado pelo Governo Municipal

13/02/2022 0 Por Redação

Com o intuito de desafogar o Serviço Especializado de Reabilitação (SER), o serviço funcionará em rede, através das Secretarias de Esporte, Saúde, Cultura e Assistência Social

Por Ana Rodrigues

O Integra Taboão, lançado nesta segunda-feira (07/02), foi  desenvolvido em parceria com as Secretarias de Esporte, Saúde, Cultura e Assistência Social, com o objetivo de  atender  encaminhamentos de munícipes por profissionais de saúde da Atenção Especializada, Atenção Básica e Saúde Mental e demandas espontâneas.

De acordo com o prefeito Aprígio, o novo projeto que integra quatro secretarias, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas”. O Integra Taboão, como o próprio nome descreve, é um programa que complementar os serviços e atendimento ao munícipe. É mais uma opção de tratamento, acompanhamento e assistência que a Prefeitura oferece para as pessoas que precisam”, afirmou.

O secretário de Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega, contou que “o ‘Integra’ nasceu da necessidade de desafogar Serviço Especializado de Reabilitação (SER), pois a  procura está enorme. “Temos pessoas que já estão se recuperando que tem que deixar a qualificação de paciente para voltar à sociedade, mas muitos têm dor crônica, então nós achamos a saída junto ao esporte, para o bem estar social”. 

Sabemos que às vezes o problema vai além e esse além pode ser falta de alimentação, desemprego que está gerando uma enorme dificuldade à nossa sociedade e nós temos alguns amparos que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania pode oferecer, como cadastrar em programas sociais que, às vezes, as pessoas nem sabem que tem direito, então funcionaremos em rede atendendo os usuários do programa de forma mais completa”, explicou Olívio.

A coordenadora do projeto, Camila Biagioni Rieper, explicou que diante do desafio da alta demanda do SER, observou-se a necessidade de implantar ações e práticas de prevenção, promoção, educação em saúde e de práticas integrativas e inclusivas. À medida que a gente ia desenvolvendo o trabalho surgiu a oportunidade de gerar uma interface entre as secretarias municipais e hoje conta com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo, Saúde, Esporte e Lazer e Assistência Social e Cidadania, ampliando o olhar interdisciplinar”. 

Camila explicou ainda que o projeto viabiliza diversas ações. “Quando o munícipe é encaminhado ao programa, ele é acolhido e visto em todas as suas necessidades. Isso compreende o aspecto social, e assim, depois que ele estiver reabilitado e apto, ele será disparado para atividades dentro dos núcleos esportivos e culturais, dentro do município”, contou.

A educadora física, Thais de Simoni, é a responsável por receber os pacientes encaminhados pelo SER. “Aqui nós recebemos os alunos encaminhados por médicos ou do SER,  que procuram fazer atividades físicas. Pode acontecer de ser uma dor crônica, que pode até não melhorar totalmente, mas com a atividade física, trabalho de recreação, atividade lúdica ou de alongamento, qualquer coisa que ele possa perceber o corpo, isso já faz a pessoa se sentir melhor,  e esse é o foco, trabalhar o corpo como um todo para a qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Além do secretário de Esportes e Lazer Olívio Nóbrega, também estiveram presentes os secretários de Assistência Social Wagner Eckstein, de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Nílcio Regueira Dias, de Cultura Binho e o adjunto Pai Joel de Xangô, de Planejamento e Gestão Estratégica Allan Mohamed, além de Vilson Louzada representando a Secretaria de Saúde.

O projeto é aplicado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa, de segunda à quinta-feira, nos períodos matutino e vespertino.

Serviço:

Integra Taboão

Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI)

Avenida Dr. José Maciel, 708, Jardim Maria Rosa

Telefone: 4788-5888