Prefeitura de Taboão da Serra recupera sistemas e retoma serviços do Atende
09/09/2021Departamento de Tecnologia da Informação em conjunto com empresa de Santa Catarina recuperaram dados que foram criptografados e serviços estão sendo retomados gradativamente
Por Vera Sampaio
Após um trabalho árduo, a Secretaria de Administração da Prefeitura de Taboão da Serra, através do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), conseguiu recuperar todos os sistemas que foram criptografados, o que está permitindo a retomada gradativa dos atendimentos aos cidadãos.
O site Atende On-line, onde é possível solicitar serviços juntos à Prefeitura, está em funcionamento desde a tarde desta terça-feira, 07/09. Já os atendimentos presenciais da Central Atende foram retomados nesta quinta-feira, 09/09.
Alguns serviços da prefeitura estavam indisponíveis desde o dia 27/08, quando o DTI constatou que o município havia sofrido um ataque cibernético, conhecido como “Ataque de Ransomware”.
O servidor principal e o de backup foram hackeados e as informações foram criptografadas. Os hackers solicitaram resgate para devolver os sistemas e o valor não foi pago.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Rogério Godoy, não houve perda de dados e a recuperação dos sistemas foi realizada por funcionários da prefeitura, em conjunto com uma empresa de Santa Catarina.
“Desde o dia 27 toda a nossa equipe de TI está trabalhando incansavelmente, inclusive nas madrugadas e feriado, para restabelecer os sistemas e serviços. Não fizemos nenhum pagamento aos hackers. Todos os arquivos criptografados foram recuperados pelos nossos funcionários de TI em conjunto com uma empresa de segurança digital. Fizemos uma análise e até o momento não foi identificado nem a perda e nem vazamento de dados”, destacou.
Segundo o gerente de Tecnologia da Prefeitura, Igor Teixeira, inúmeros são os desafios desta administração. “Em janeiro, quando assumimos a gestão, percebemos que toda a parte de TI estava sucateada, o que dava a entender ficou muitos anos sem investimentos.
Detectamos problemas graves, como servidor sem replicação de dados, ausência de um site de DR (Disaster Recover), entre outras situações, sendo que essa área tem inovações constantes, praticamente a cada seis meses”, explica. “Este é sem dúvida um grande desafio, pois percebemos que teremos que fazer investimentos altos para chegar em um nível aceitável de segurança.
Já fizemos o PPA 2022-2025 onde solicitamos investimentos pesados para a área de Tecnologia da Informação para a aquisição de novos servidores, fibra, antivírus, novos sistemas de segurança, firewall, entre outras necessidades”, finalizou.
O secretário de Administração, Júnior Eckstein reforçou que nestes primeiros oito meses de gestão estão sendo realizados investimentos para trazer inovação tecnológica para Taboão da Serra.
“Desde o início do ano estamos realizamos reuniões com os principais fornecedores de sistemas de prefeitura, como a Conam e a 1Doc. A meta deste governo é a modernização dos serviços e a implantação de um parque tecnológico que, em médio prazo, trará Taboão da Serra para o século XXI. Pretendemos ser um case de sucesso de modernização, inovação e eficiência”, destacou.
Serviço:
ATENDE ON-LINE
atende.ts.sp.gov.br
ATENDE
Rua Elizabetta Lips, 55, Jardim Bontempo
Telefone: 4788-2922 ou 4788-2923
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
atende@taboaodaserra.sp.gov.br