Temporais com enchente registrados na capital de SP
30/01/2023O final da manhã deste domingo já chovia fraca e chuviscado em pontos isolados do bairro da cidade de São Paulo, mas foi no decorrer da tarde que a chuva veio na forma de pancadas fortes e temporais pelos bairros da capital
Segundo os dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), houve 4 pontos de alagamentos na cidade de São Paulo, sendo 2 na zona norte, 1 na zona leste e outra na zona leste.
Já o Corpo de Bombeiro registrou 21 chamadas para queda de árvores, 3 chamados para desabamento à desmoronamento e 14 chamados para enchentes, neste último caso observados nas zonas norte e leste.
E infelizmente um motociclista foi vítima de afogamento na zona leste da capital de São Paulo.
Já entre 17h30 e 18 horas, ainda chovia, mas de maneira fraca em pontos das zonas leste, norte, centro e sul da capital paulista, além de chuva forte a moderada em pontos entre as regiões de Ourinhos até Jundiaí e de moderada intensidade em pontos do norte da Região Metropolitana de São Paulo.
Boa parte da instabilidade se deve ao calor, à alta umidade que vem da Amazônia e do mar, e pelo litoral e Grande São Paulo também há a entrada da brisa marítima, além da circulação dos ventos em altitude e do calor pelo estado paulista.
Os maiores acumulados de chuva na cidade de São Paulo foram registrados nas zonas norte, leste e oeste, com mais de 40mm neste domingo.
Pelos dados da prefeitura de São Paulo, os maiores acumulados de chuva entre às 07h00 e às 17h52 do dia 28/01/2023:
- Córrego Jaguaré:48,6mm
- Córrego Itaim -Rua Joaquim L. Veiga -zona oeste: 47,2mm
- Butantã- Cidade Universitária: 46,6mm
- Frequesia do Ó:43,5mm
Abaixo estão as tabelas com os maiores acumulados de chuva no estado de São Paulo pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Indicando que os municípios da região metropolitana de São Paulo foram os que acumularam os maiores valores, em 24 horas, como em Osasco e Mairiporã, como 79,6mm e 79,4mm, respectivamente.
Maiores rajadas de vento neste sábado (28) no estado de São Paulo:
- Guarulhos(SP): 57,2 km/h às 15h (redemet)
- Piracicaba-SP: 41,0 km/h às 13h (inmet)
- Campinas: 40,7 km/h às 14h (redemet)
- São Paulo-MIRANTE-SP: 40,7 km/h às 15h (inmet)
Tendência para os próximos dias no estado de São Paulo
Domingo(29) com muita chuva e temporais em todo o estado de São Paulo. O potencial para transtornos é elevado em todas as regiões do estado, desde Presidente Prudente até o Vale do Paraíba, passando pelas regiões de Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, no litoral, Grande São Paulo, São Carlos, Ourinhos, Bauru, Jundiaí, Sorocaba, Marília. A chuva nessas localidades é mais volumosa, com potencial para alagamentos e transbordamento de córregos e rios.
Os temporais mais fortes acontece a partir da tarde, mas terá chuva moderada, com pontos fortes ainda pela manhã e madrugada entre as regiões de Franca, Ribeirão Preto e Campinas, assim como na região de Araçatuba e Presidente Prudente.
Tudo isso por conta de um cavado meteorológico, nos baixos, médios e altos níveis da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), a entrada de umidade na região, além do calor.
Para os próximos dias, a chuva se intensificará mais pelo estado de São Paulo, com previsão de grandes acumulados de mais de 150mm até o final da semana que vem.